Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

POPULAÇÃO DA ZONA RURAL FORMA GRUPOS PARA PASSAR A NOITE COM MEDO DE BANDIDOS

Após várias investidas de criminosos contra a população da zona rural que vive em pequenas propriedades nas proximidades do Entroncamento de Valença com a BR 101, inclusive com casos de estupros, agressões físicas e psicológicas, além de promessa de retorno para provocar mais desordens, estão deixando suas casas durante a noite e dormindo todos em casas de vizinhos. “Agora a gente é obrigado a juntar quatro a cinco famílias e dormir em um local só com medo de novos ataques”, desse uma moradora. Realmente, o PORTAL DO BAIXO SUL constatou que várias famílias, com medo dos bandidos, estão se amontoando em salas, quartos e cozinhas de uma mesma residência para tentarem se proteger. Esses, os que ainda resistem bravamente, pois a maior parte dos moradores já se mudou para o Bonfim. “a gente não acha mais casas para alugar aqui no Bonfim. Todos estão fugindo do perigo”, disse um senhor de 72 anos que, triste, foi obrigado a abandonar a sua pequena propriedade.
Magno Jouber

PRIMEIRO CASO DE DENGUE HEMORRÁGICA É DIAGNOSTICADO EM VALENÇA EM 2010

A presidenta da Câmara de Vereadores de Valença cobrou providências da Secretaria de Saúde de Valença para o perigo de uma possível epidemia de dengue no município. O pedido foi feito durante a prestação de contas da Prefeitura de Valença na última sexta-feira (26). Segundo Diana, uma de suas irmãs teria contraído dengue hemorrágica no Guaibim e estaria internada em um hospital de Salvador. A vereadora disse que a sua irmã permaneceu por cerca de vinte dias sem sair do distrito, portanto, a dengue foi contraída naquela localidade.
A denúncia de Diana tem respaldo nas estatísticas da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que atualizou dados sobre a dengue no estado. A última atualização foi no dia 24/02 e aponta para 2.647 casos de dengue notificados em todo o estado, sendo um caso diagnosticado em Valença
Magno Jouber

MESA REDONDA DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA

O Programa Mesa Redonda da Clube/Valença FM do último sábado (27) teve como tema, Segurança Pública e zona rural. O tenente-coronel Paulo de Tarso Uzeda, comandante da 33ª Companhia Independente recebeu um verdadeiro “bombardeio” de perguntas e cobranças da comunidade. Entre os questionamentos em destaque, a violência no campo foi a maior preocupação dos representantes da zona rural Roberto Pacheco e Zé Luz que relataram o terror em que vem passando o homem do campo que reside nas localidades próximo ao Entroncamento de Valença com a BR 101. Uzeda prometeu tomar providências e marcou uma reunião com representes da zona rural para a realização de ações que venham a tranquilizar as pessoas. Sobre a colaboração da Prefeitura, Uzeda disse que o ex-prefeito Cláudio Queiroz tinha uma maior colaboração em comapração o atual gestor de Valença, Ramiro Queiroz. No Final Uzeda deixou uma pergunta no ar: “qual a polícia que a sociedade quer; a que não utiliza a força quando necessário, ou uma polícia que age com violência às escondidas”? Essa pergunta foi motivada após um ouvinte telefonar para a rádio e denunciar que policias estão sendo processados e obrigados a pagarem cestas básicas às pessoas que, no entendimento da Justiça, sofreram algum tipo de violência da PM, mesmo sendo marginais.

Ramiro dá entrevista à Rádio Clube


Após um longo jejum, o prefeito Ramiro Queiroz finalmente concedeu entrevista à Rádio Clube/Valença FM. O furo foi conquistado por Rodrigo Mário que colocou as palavras do prefeito ao vivo no ar durante a realização dos festejos dos 40 anos da comunidade de São Pedro do Tento. A entrevista aconteceu por volta das 23hs e provavelmente muita gente não conseguiu ouvir devido ao horário. Mais uma vez as declarações do prefeito provocaram polêmica ao anunciar que a Prefeitura estaria cancelando a “Micareta Afro” e iria concentrar esforços na realização da Festa de São Pedro.
Magno Jouber

COMUNIDADE DE SÃO PEDRO DO TENTO INICIA TRABALHOS VISANDO FESTA



Nesta sexta-feira (26), a comunidade de São Pedro do Bairro do Tento se reuniu na frente da Igreja de São Pedro para comemorar os 40 anos de criação do grupo de trabalhos e ao mesmo tempo,visando os festejos do padroeiro do bairro. na ocasião, foi empossada a nova equipe que vai organizar a festa do santo que acontece todos os anos no mês de junho e início de julho. A festa foi bastante concorrida contando com as presenças de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Ramiro Queiroz e seu vice Mário César; os deputados estaduais Heraldo Rocha e Yulo Oiticia, o ex-prefeito e diretor da AGERBA Cláudio Queiroz, o professor Dário Loureiro, entre outros que foram homenageados com título de Amigo da Comunidade. A missa foi celebrada pelo padre Josival Lemos, contado com auxílio do incansável Jeová Porto.
RECADO: A pregação do padre Josival Lemos teve uma mensagem direta, ainda que por pura coincidência (?), para o ex-prefeito Cláudio Queiroz e Ramiro Queiroz. Lemos citou passagens da bíblia como “dar a outra face” e a mudança de postura dos cristãos após os ensinamentos de Jesus Cristo. Como todos sabem Cláudio e Ramiro cortaram relações desde o governo do ex-prefeito e a relação "azedou” de vez quando da realização de um evento em que Cláudio tentou cumprimentar Ramiro e este rejeitou o cumprimento pedindo para que Cláudio não o cumprimentasse mais. Ontem, os dois sequer se olharam, mesmo estando sentados frente a frente. Também, outro fato que chamou a atenção foi a presença do professor Dário Loureiro ao lado do prefeito Ramiro Queiroz.

PREFEITO DE VALENÇA PRESTA CONTAS


O prefeito Ramiro Queiroz (PR) prestou contas do último quadrimestre de 2009 na última sexta-feira (26) na Câmara de vereadores de Valença. Mais uma vez a sociedade civil não compareceu para ouvir e reivindicar serviços e melhorias para o município. Com exceção do vereador Raimundo Costa que estava viajando e não chegou a tempo para o evento, todos os outros vereadores compareceram. O prefeito Ramiro fez o relato do demonstrativo financeiro ressaltando o arrocho em que vem passando o município, mas demonstrando otimismo para o ano de 2010. Enquanto os vereadores de situação elogiavam a postura do Executivo, os vereadores Jairo Baptista (PMDB), Jorge Góes (PMDB) e, principalmente Antônio Barreto (PSB) questionaram ações do prefeito no município. Barreto discordou dos colegas da Bancada da Situação afirmando que “não conseguia enxergar o aparente progresso em Valença”. Ramiro disse que o município está tendo um “grande desenvolvimento”, sem, contudo explicar em quais áreas isso acontece. O prefeito se elegeu com o slogan “Mutirão por mais Emprego”, mas até agora, os empregos formais criados em Valença foram praticamente todos no final do ano passado com foco nas filias de redes de supermercados recém-instaladas. Já no mês de janeiro, o índice de emprego demonstra queda acentuada com previsões sombrias para fevereiro. A área de segurança pública, tema recorrente em todos os cantos da cidade foi questionado pelos vereadores Jairo e Barreto, mas o prefeito simplesmente ignorou as perguntas e preferiu falar de outros temas.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Presidente Tancredo Neves comemora 21 de sua Emancipação Política

Os 24.249 moradores da ex-Itabaina e atualmente Presidente Tancredo Neves, comemoram neste final de semana 21 anos de Emancipação Política do município. A emancipação política tornou-se realidade em 24 de fevereiro de 1989, aprovada pela Lei Estadual n° 4.836, e publicado no Diário Oficial no dia 25 de fevereiro de 1989, deixando de vez de ser um povoado de Valença.
A Prefeitura pretende realizar uma grande festa neste final de semana para comemorar o aniversário da cidade.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PREFEITURA DE VALENÇA

O prefeito Ramiro Queiroz fará a prestação de contas do Executivo referentes ao último quadrimestre de 2009 hoje às 16hs de hoje (26) na Câmara de Vereadores de Valença. A prestação de contas é uma exigência do Tribunal de Contas dos Municípios. Em Valença, a Galeria da Câmara costuma ficar lotada nesses episódios, em sua grande maioria de funcionários públicos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Câmaras Municipais têm encontro dia 11

Foi confirmado para o próximo dia 11 de março o Encontro das Câmaras Municipais do Estado da Bahia. O evento acontecerá no Centro Cultural do Poder Legislativo de Salvador, às 14h. O encontro deve contar com a presença de diversos deputados federais, senadores, vereadores e presidentes dos parlamentos todo o estado. O tema principal é a queda no duodécimo, repasse das prefeituras às Câmaras.

Vereadores deverão perder assessores

A presidenta da Câmara de Vereadores de Valença, Diana Farias (DEM) declarou hoje ao meio dia no Programa Direto ao Assunto da Clube/Valença FM que diante da redução de 8% para 7% dos repasses do duodécimo para a Câmara, o Legislativo terá que se adequar e cortar despesas. Para a tristeza dos assessores dos vereadores, a corda arrebentou do lado deles e provavelmente mais 20 pessoas ficarão desempregadas em Valença. A presidenta justificou a proposta alegando que o limite com gastos com o pessoal é de 70%, com a redução do duodécimo e mais a queda na arrecadação da Prefeitura de Valença, a Câmara terá uma redução de cerca de R$ 45 mil/mês. Para piorar, em 2012, Valença provavelmente terá 17 vereadores (atualmente são apenas 10) e uma população de mais de 100 mil habitantes. Isso significa que os repasses do duodécimo cairá para 6%.

RADIALISTAS RECEBEM AMEAÇAS

Durante a apresentação do Programa “Direto ao Assunto”, hoje (25) ao meio dia nas rádios Clube e Valença FM, bandidos, se escondendo no anonimato, ligaram para as emissoras e fizeram ameaças aos radialistas Arnaldo Santana e Zé de Buca. O motivo das ameaças se deve às reportagens das emissoras sobre a o alto índice de criminalidade que vem disparando no município de Valença. O Programa tem relatado fatos e apontado as deficiências da Polícia que não está acompanhando a velocidade das ações dos marginais. Durante o Programa de hoje, um ouvinte ligou para a Rádio e relatou que a bandidagem está agindo livremente no bairro da Bolívia, inclusive menores que andam em plena luz do dia armados e sem nenhum constrangimento, ameaçam moradores e desafiam a polícia. Moradores também têm relatado casos de toque de recolher patrocinados por traficantes do bairro.
CRIMINALIDADE X SOCIEDADE
Os números oficiais fornecidos no site da SSP/Ba e os divulgados diariamente nas emissoras de rádio de Valença apontam para uma crescente em todas as áreas do crime na cidade. O levantamento feito pela SSP em relação aos homicídios, por exemplo, indicam que esse tipo de crime é quase quatro vezes maior em Valença do que em Santo Antônio de Jesus. Em 2007 Valença registrou 14 homicídios, em 2008 esse número pulou para 35 e em 2009 até o mês de novembro ocorreram 38 homicídios dolosos. Já em Santo Antônio de Jesus, foram 10 em 2007, 06 em 2008 e 09 em 2009.
Enquanto isso, os relatos diários nos plantões policiais das emissoras de rádio apontam para arrombamentos diários e roubos a transeuntes, pelo menos três ocorrências dessa modalidade de crime em média acontece diariamente em Valença.

Magno Jouber

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

RETIFICANDO OS NÚMEROS

O site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vem prestando um grande serviço à população, é que as atualizações em relação aos registros de doenças e outros dados da saúde em todo o estado são realizados a cada dez dias e disponibilizados através do site da Secretaria. Enquanto o PORTAL DO BAIXO SUL realizava na manhã desta quarta-feira, pesquisas com dados postados no ultimo dia 10/02 no site da Sesab, à tarde os números foram alterados devido à novas atualizações feitas pelo órgão nesta quarta. Com isso, todo o nosso trabalho de pesquisa referentes a 2010 e publicado hoje no nosso blog está defasado.
Ai estão alguns números novos para a atualização dos nossos leitores.
AIDS (2010)
Casos registrados na Bahia: 61

Número de Casos segundo Município Ocorr
UF Ocorrência: Bahia
UF Residência: Bahia
Período: 2010
Município Ocorr Número de Casos


Barreiras 1
Camaçari 5
Feira de Santana 5
Guanambi 5
Itabuna 4
Juazeiro 7
Remanso 6
Riachão das Neves 1
Salvador 25
Senhor do Bonfim 1
Wagner 1
TOTAL 61

Leishmaniose
Número de Casos por UF Ocorrência segundo Município Resid
UF Ocorrência: Bahia
UF Residência: Bahia
Período: 2010
TOTAL: 140

Valença é 14ª Cidade da Bahia em casos de tuberculose

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) notificou em todo o Estado 6.985 casos de tuberculose em 2009. O município de Valença é o 14º com maior incidência da doença em todo o estado, sendo registrados 57 casos no município.
O bacilo de Koch só é completamente exterminado do organismo após seis meses contínuos de medicamento. Nestes casos, a cura é alcançada em 98% dos casos. Aqueles que interrompem o ciclo, por acharem que estão curados devido à ausência dos sintomas, deixam o bacilo mais resistente ao remédio, dificultando o desaparecimento do agente causador da doença.
VEJA OS MUNICÍPIOS COM MAIOR INCIDÊNCIA
1º Salvador 2.650
2º Feira de Santana 241
3º Itabuna 150
4º Camaçari 141
5º Ilhéus 130
6º Lauro de Freitas 120
7º Vitória da Conquista 86
8º Juazeiro 79
9º Porto Seguro 79
10º Teixeira de Freitas 77
11º Simões Filho 70
12º Itapetinga 59
13º Jequié 58
14º Valença 57

Programa Bolsa Universitária abre 150 novas vagas

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal da Ação Social, abriu inscrições para o processo seletivo simplificado para a concessão do auxílio mensalidade do Programa Bolsa Universitária, através do edital 001/2010
As inscrições para o processo seletivo vão até o próximo dia 05 de março na própria secretaria. O procedimento deve ser realizado presencialmente, com o preenchimento da ficha de inscrição, que deverá estar acompanhada das cópias dos documentos exigidos, as declarações necessárias e a ficha de redação devidamente preenchida. Cópias do edital, com todos os detalhes, encontram-se divulgadas no mural da Prefeitura de Cairu e da Secretaria da Ação Social.
Mais informações:
http://www.cmcairu.ba.gov.br/

Cairu: Reabertura dos Trabalhos Legislativos cheia de novidades


A população cairuense compareceu em bom número para prestigiar a reabertura dos Trabalhos Legislativos da Câmara de Vereadores de Cairu, realizada na última quinta-feira, 18 de fevereiro, na Sede do Município. Na pauta, o lançamento do Portal Legislativo da Câmara de Cairu (www.cmcairu.ba.govbr) e o pronunciamento do Prefeito Hildécio Meireles, que mostrou durante a leitura da Mensagem do Poder Executivo o momento vigoroso vivido por sua gestão, que de forma ininterrupta constrói uma nova Cairu a cada dia, nos quatro cantos do arquipélago.
Fonte / Autoria: Railton Ramos - Assessor de Comunicação
Veja mais notícias da Câmara de Vereadores de Cairu no site:
http://www.cmcairu.ba.gov.br/

Vereador quer que Projeto Geladeira Nova da Coelba venha também para Valença


O Vereador Jairo Baptista (PMDB) durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Valença desta terça-feira (23) fez indicação à Coelba para que os consumidores de energia elétrica em Valença que se enquadrem no Projeto de Geladeira Nova tenham o benefício. Segundo Baptista, outros municípios da região já contam com o projeto, mas até agora não chegou à Valença. Apenas os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista estão inscritos no Programa. Na Bahia, já foram substituídos cerca de 12 mil refrigeradores através do Nova Geladeira Coelba. Para isso, o Grupo Neoenergia firmou parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e da Empresa Baiana de Alimentos (EBAL). Com esta parceria, a Coelba está subsidiando com a verba do Programa Anual de Eficiência Energética 70% do valor do equipamento, o equivalente a R$ 420,00, e o Governo do Estado, 10%, através da isenção do ICMS, ou seja, R$ 60,00. Ao consumidor, cabe pagar o restante, R$ 120,00, à vista, ou seja, apenas 20% do valor total do refrigerador. Além dos refrigeradores vendidos, a Coelba doou, por meio do projeto, mais de 37 mil lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas.

Contas de Bertolino são aprovadas pela Câmara


As contas do vereador Bertolino de Jesus (PR) referentes ao exercício de 2008 e que tiveram a aprovação na íntegra pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Valença nesta terça-feira (23), com todos os vereadores votando a favor do entendimento do TCM. O vereador Reginaldo Araújo elogiou a conduta do ex-presidente dizendo que a aprovação das contas na íntegra pelo TCM, “demonstra a seriedade e respeito que o vereador Bertolino tem por essa Casa”. O vereador Raimundo Costa disse ser essa aprovação um acontecimento “regional”, pois, para ele, o TCM sempre se mostrou rigoroso com as contas das câmaras. Em seu pronunciamento, Bertolino agradeceu aos colegas e destacou a participação dos funcionários da Câmara. Bertolino também reclamou da burocracia do TCM que requisitou vários documentos, antes enviados por sua contabilidade. Os vereadores Jorge Góes, Antônio Barreto, Diana Farias e Maria Helena, também fizeram comentários e parabenizaram Bertolino. Em sintonia com essa conquista, a Câmara também elegeu Bertolino como Corregedor.

Epidemia de Leishmaniose assusta o Baixo Sul

Com 574 casos registrados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em 2009, o município de Taperoá é o recordista absoluto de notificações pelo Órgão de pessoas acometidas pela Leishmaniose, doença transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos. Em todo o Estado foram 3.424 casos notificados. O Baixo Sul e cidades circunvizinhas registraram 1.726 casos, metade de todos os registrados no Estado. Além de Taperoá, os municípios de Ituberá (373 casos), Presidente Tancredo Neves (288 casos) e Valença (250 casos), também registraram casos da doença em 2009 com índices alarmantes. No início de 2010, já são 140 novos casos registrados em todo o estado.

1.773 casos de dengue registrados na Bahia em 2010

A Sesab já registrou 1.773 pessoas que contraíram dengue em todo o Estado da Bahia no ano de 2010. O município de Canarana foi o que teve mais ocorrências com 494 casos, seguido de Brumado com 193. Por enquanto, nenhum caso foi registro nos municípios do Baixo Sul nesse início de ano.

46 novos casos de Aids já foram registrados na Bahia em 2010


Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 46 novos casos de Aids foram registrados durante o mês de janeiro de 2010 em todo o estado da Bahia, sendo, 27 ocorrências no sexo masculino e 19 em mulheres. O município de Salvador foi o de maior incidência com 21 casos, os outros foram: Remanso 06, Camaçari 06, Feira de Santana 03, Guanambí 02, Serrinha 02 e Lauro de Freitas, Malhado, Rio do Antonio, Sítio do Mato e Utinga com 01 caso cada. Em 2009 foram 895, sendo 867 casos em pessoas adultas e 28 crianças. Salvador foi o município em que houve o maior número de registros com 407 casos. Segundo os dados contidos no cadastro da Sesab, o município de Valença registrou 06 novos casos em 2009. Em 2010 não foram registrados, até agora, nenhum caso no município. Em Presidente Tancredo Neves, a Sesab registrou a morte de uma criança com Aids em 2009.
A pouca ocorrência de casos de Aids no Baixo Sul pode sugerir que as pessoas estão tendo um maior cuidado na prevenção, entretanto as estatísticas podem revelar uma grande preocupação: a de que as secretarias de saúdes dos municípios não estão realizando os testes, e com isso, muita gente poderia estar contaminada e não saber, o que representa um perigo ainda maior.
Magno Jouber

Bandidos voltam a aterrorizar zona rural de Valença

A onda de violência na zona rural de Valença teve mais um capítulo nesta terça-feira (23). Seis homens armados com pistolas invadiram a residência de um senhor de 82 anos e, além de roubarem, ainda agrediram o ancião. Na saída alguns vizinhos do agredido ainda tentaram socorrê-lo, mas foram impedidos devido aos disparos das armas feitas pelos bandidos, felizmente ninguém foi atingido. Mais adiante, o bando assaltou a residência de pescadores levando alguns objetos, inclusive um motor de barco.
A ação dos bandidos é mais uma de uma da série de investidas feitas nos últimos dias tendo como vítimas pessoas que residem na zona rural de Valença. Há cerca de 20 dias bandidos aterrorizaram moradores do Entroncamento de Valença. Na semana passada, a vítima foi um deficiente mental que reside na localidade de Una Mirim e foi baleado no abdômen após tentar defender a sua mãe de um assaltante. O jovem foi encaminhado em estado grave a HGE na Capital do Estado.
Os fatos acima leva-nos a uma reflexão de que após oitenta anos depois, ninguém poderia imaginar que O Capitão Virgulino Ferreira, o Lampião, fosse relembrado. Os episódios citados acima retratam a total insegurança a que foi relegada a nossa zona rural. Só muda a mística de Lampião com seus cangaceiros e Maria Bonita, confundido pelos nordestinos como uma espécie de justiceiro tentando resgatar a miséria e justiça dos coronéis interioranos, senhores da lei e do poder político. A difenciar só a carga pesada das metralhas e a forma de perseguir, antes pelas volantes da polícia despreparada e agora pela despreparada polícia. Parece dar no mesmo, invertendo as palavras, mas, não. O interior da Bahia está a mercer de quadrilhas como antes estava a mercer do cangaço que se refugiava nas caatingas. De mais a mais ficou igual, porque o tempo não distancia ações semelhantes. Pelo contrário, por incrível que pareça, aproxima.
O grito de socorro já vem sendo ecoado há alguns anos, inclusive com a realização de uma sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Valença para discutir segurança pública na localidade de Serra Grande com as presenças de todos os vereadores da época, e representantes da Polícia Militar e Civil, além da presença maciça da comunidade. A ação gerou alguns benéficos como a colocação de viaturas na localidade através de parceria entre a Prefeitura de Valença e a PM. Agora, novamente a zona rural pede socorro e quer uma resposta à altura das autoridades.

Magno Jouber

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gandu: pai abusava da filha de 14 anos

O pedreiro Reinaldo dos Santos, 46 anos, que vinha abusando sexualmente da própria filha, de 14, permanece custodiado na Delegacia do município de Gandu, para onde foi conduzido no fim de semana. A captura do maníaco aconteceu após ele ter sido denunciado ao Conselho Tutelar.
Segundo informou hoje (22), o delegado titular de Gandu, Madson Barros, a irmã mais velha da vítima, que também já teria sido abusada pelo pai, procurou o Conselho Tutelar do município e denunciou as agressões que a adolescente vinha sofrendo. Ao ser interrogado, o pedreiro confessou que espancava e abusava da filha adolescente, atacada pela última vez na quinta-feira (16).
Além de ser indiciado pelo crime de estupro de incapaz, Reinaldo dos Santos será enquadrado na Lei Maria da Penha pelas agressões físicas contra a garota. Apresentando várias lesões no rosto a adolescente foi submetida a exame de corpo delito. “A mãe da vítima, que tem mais dois filhos com Reinaldo - uma criança de 4 e outra de 5 anos de idade – admitiu saber do abuso sexual, tendo declarado na delegacia que também era espancada pelo marido.

FATOS E FOTOS


O Portal do Baixo Sul publicou uma foto em que aparecem juntos Cláudio Queiroz e Ricardo Moura, adversários na disputa das eleições 2008 pela Prefeitura de Valença. A foto chamou a atenção de outros blogs e sites e causou os mais diversos comentários. Entretanto, o Site Bahia Notícias do conceituado jornalista Samuel Celestino publicou hoje (23) uma foto aonde aparecem conversando amigavelmente o governador Jaques Wagner, o ex-governador Paulo Souto e o deputado federal ACM Neto. E agora, qual a diferença de adversários políticos, seja de Valença ou do Estado da Bahia?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Zona rural de Valença sitiada

Há cerca de 20 dias, 18 bandidos fortemente armados e encapuzados espalharam terror aos humildes moradores das proximidades do entroncamento da BA 542 com a BR 101, no município de Valença próximo à localidade do Bonfim. O bando invadiu as residências, roubaram e, não satisfeitos, ainda estupraram duas senhoras na frente das crianças. Algumas famílias abandonaram suas pequenas propriedades, pois o líder do bando prometeu retornar e ameaçou estuprar até mesmo crianças. Segundo relato de um morador que preferiu não se identificar, o que parecia ser o líder do bando disse que cometeria o estupro porque passou pelo mesmo processo quando esteve preso. Esta dica também serve para que a Polícia possa vir a identificar o bandido. Enquanto isso, as carências da Policia Militar (homens e viaturas) praticamente deixou a zona rural sem nenhuma proteção. Moradores queixam-se que dificilmente policiais são vistos em atividade naquela localidade.

CARNAGAMBOA

Mau exemplo


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, foi flagrado neste fim de semana a cometer uma infração gravíssima de trânsito, em Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco baiano. De acordo com o site Vistonet, ele pegou carona em uma moto no último sábado (20) para vistoriar as obras de saneamento no bairro Maravilha. Conforme a foto, ele viajava na garupa do veículo sem capacete e vestimenta adequada, o que, segundo o Código Brasileiro, se constitui em uma infração gravíssima, com perda de sete pontos, aplicação de multa de R$ 172,99, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Informações do Bahia Notícias

Ministério quer expandir malha aérea e rede hoteleira do Nordeste

A expansão da malha aérea regional e a melhoria de aeroportos e da rede hoteleira são os objetivos do Ministério do Turismo para a Região Nordeste do país. Com projetos na área de infraestrutura, o país pretende atender com excelência turistas que virão para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016. Ao comentar o assunto, em entrevista concedida nesta sexta-feira, o ministro Luiz Barretto (Turismo) afirmou que o Ministério da Defesa tem projeto específico para a aviação regional e tem discutido o assunto com os nove governadores dos estados nordestinos, que têm demonstrado sensibilidade com a questão. Entre as propostas em discussão, de acordo com Barreto, está a redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação regional. “Isso vai gerar facilidades para que a gente tenha de fato uma aviação regional capaz de movimentar os principais centros. O Ceará tem feito a lição de casa, com a ampliação dos aeroportos regionais”. Informações da Agência Brasil.

Acidente na BA-001 deixa um saldo de duas pessoas mortas

Um grave acidente ocorrido por volta das 19h deste domingo (21) na BA-001, a sete km de Valença (Valença-Taperoá) entre uma moto Suzuki de placa JOI 2548 e um veículo Celta, placa JMN 5540, deixou um saldo de duas pessoas mortas e mais três feridas. Entre os mortos, está Douglas Jorge, um dos organizadores do Moto Fest em Valença. A outra vítima fatal foi o mototaxista Ronaldo do Amor Divino Miranda. Duas pessoas que viajavam no Celta com ferimentos graves foram encaminhadas ao HGE, a carona da moto, Joedna Aguiar, de 26 anos fraturou o fêmur e permanece internada na Santa Casa de Misericórdia de Valença, mas fora de perigo.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UFRB ainda dispõe de vagas para aprovados do ENEM

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ainda tem 920 vagas para a segunda etapa do processo de seleção unificada do MEC (SISU). Dos 1.380 candidatos selecionados, apenas 460 efetivamente fizeram matrícula e garantiram o ingresso na universidade. Agora a UFRB participa da segunda etapa do SISU, quando os estudantes que não conseguiram ingressar na primeira fase, poderão novamente tentar uma colocação em diversas instituições. As inscrições nesta segunda etapa começaram dia 15 e terminam dia 20 de fevereiro. A UFRB teve na primeira fase 29.432 candidatos. A coordenação do Processo de Seleção da UFRB, Janete dos Santos, afirma que a instituição vai participar de todas as etapas do SISU até que todas as vagas sejam preenchidas. Uma análise que se faz, neste momento após o período das matrículas, é que houve muitos estudantes que, para garantir vaga, escolheram instituições distantes de onde moram e acabaram não se matriculando quando foram selecionados. Nessas duas últimas etapas, as escolhas deverão ser mais conscientes da real possibilidade de cursar a universidade escolhida.

DEPUTADO QUER CRIAR LEI CONTRA POLUIÇÃO SONORA

O deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB) diante dos clamores da população da Bahia apresentará à sociedade e ao Legislativo um projeto de âmbito estadual que dispõe sobre os sons urbanos, níveis e horários em que será permitida sua emissão e criação da licença para utilização sonora. O objetivo é garantir a saúde, segurança, sossego, privacidade e o bem estar público.
Autor da Lei municipal de combate a poluição sonora, quando vereador de Salvador, o deputado justifica a sua iniciativa diante das reivindicações da população da Bahia inteira e decidiu fazer um projeto de lei de âmbito estadual, que dispõe sobre sons urbanos, fixa níveis e horários em que será permitida sua emissão e cria a licença para utilização sonora em razão das milhares de reclamações registradas nos órgãos de fiscalização e na mídia, em especial emissoras de rádio, tanto dos habitantes das pequenas como médias e grandes cidades, a exemplo de Feira de Santana, Lauro de Feitas, Conquista, Ilhéus, Itabuna, Valença, etc.
O PORTAL DO BAIXO SUL sugere que algum vereador de Valença “embarque” na idéia e apresente projeto semelhante.

ACM NETO DESMENTE NOTA DA REVISTA VEJA

O deputado federal ACM Neto (DEM) desmentiu nesta sexta-feira (19) a nota publicada pelo Radar On-Line e repercutida no Portal do Baixo Sul. De acordo com o parlamentar, o texto publicado pelo site da revista Veja foi feito por aqueles “que jogam sujo e querem prejudicar o Democratas da Bahia”. Para ele, a candidatura do presidente regional do partido, Paulo Souto, é muito competitiva e não depende de qualquer movimentação partidária. "Viajo pela Bahia toda e vejo que Paulo Souto tem uma excelente aceitação. Com dois, três ou dez candidatos, será o próximo governador da Bahia", declarou. Neto afirmou ainda que o carlismo é um patrimônio deixado pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães que "não vai ser comprometido por mudanças de comportamento de qualquer candidato, seja ao governo estadual ou ao Senado”.

TCM revê decisões: 196 prefeituras e 94 câmaras rejeitadas

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou em 2009 as contas de 196 prefeituras, 94 câmaras e sete entidades descentralizadas, relativas ao exercício de 2008. Os gestores podem recorrer das decisões e já houve provimento a dois pedidos de reconsideração em 2010, o da Prefeitura de Ubaitaba e o da Câmara de Mairi, rejeitadas inicialmente e que nesta semana tiveram o parecer alterado para aprovadas com ressalvas.
Em 2009, o TCM determinou o encaminhamento de 305 representações contra gestores ao Ministério Público, para as medidas cabíveis na área judicial, com a apuração de possíveis crimes contra a administração pública detectados pelo tribunal, através do julgamento de prestações de contas, termos de ocorrências e denúncias.

ACM Neto teme debandada de carlistas e defende 3 candidaturas na BA, diz Veja

A coluna Radar on-line da revista Veja publicou duas notas sobre a sucessão baiana. Uma intitulada “A importância de Geddel… para o DEM” e a outra “O temor do carlismo”. Diz a primeira: “Aos mais próximos, ACM Neto admite que Geddel Vieira Lima tem que ser candidato ao governo da Bahia. Só assim, com três candidatos, o democrata Paulo Souto tem alguma chance. Se forem só dois candidatos, Jaques Wagner fica mais quatro anos onde está”.
Relata a segunda: “Outra dor de cabeça do carlismo na Bahia é a negociação de Wagner para levar o senador Cesar Borges para a sua aliança – Borges seria o candidato ao Senado apoiado por Wagner. Para ACM Neto, para preservar o carlismo (ou o que restou dele) Borges tem que ser candidato ao Senado numa aliança com o DEM. Se não for, Neto teme uma debandada geral das bases. A um interlocutor, Neto foi claro: ‘Sabe o que os prefeitos do interior vão dizer? Se até o Cesar Borges abandonou o carlismo, porque eu não posso?’”.

Projetos de restauração de matas ciliares podem ser entregues até dia 26

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) prorrogou para 26 deste mês o prazo para envio de projetos para seleção e celebração de convênios de restauração de matas ciliares e nascentes nas bacias hidrográficas em 21 macrobacias hidrográficas (regiões de planejamento e gestão das águas) na Bahia. Os convênios serão celebrados de maneira articulada entre as prefeituras e instituições (pessoas jurídicas de direito público), e destas com organizações da sociedade civil.
Serão selecionados 21 projetos, para repasse de recursos de até R$ 50 mil cada, ou de acordo com o alcance de suas propostas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

EXCLUSIVO: Saldo de empregos com carteira assinada volta a cair em Valença

Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município de Valença teve um saldo positivo de 44 empregos formais durante o mês de janeiro de 2010, contra 95 em novembro e 49 em dezembro de 2009. Em janeiro, foram 181 admissões contra 137 desligamentos. Como sempre, o comércio foi o setor que obteve o melhor saldo (22), seguido da indústria de transformação (15).
Até setembro de 2009, Valença tinha um saldo positivo de apenas nove empregos em nove meses. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, houve uma melhora nesses números, principalmente pela contratação de empregados feita pelo comércio, devido à abertura de duas redes se supermercados. O setor sozinho teve um saldo de 197 empregos gerados nos três últimos meses de 2009. Em 12 meses, o saldo geral é de 227 empregos (2.159 admissões contra 1.932 desligamentos).
FONTE: MTE-CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS-LEI 4923/65

Agropecuária eleva saldo de empregos em Cruz das Almas

Com a criação de 557 novos postos de trabalho, o setor agropecuário impulsionou positivamente o nível de empregos no município de Cruz das Almas que teve um saldo de 614 empregos com carteira assinada no mês de janeiro de 2010. A construção civil obteve um saldo de 31 e o comércio contou com 26 novos empregos. No ano, o saldo no município é de 749 novos postos de trabalho.

Demissões na construção civil contribuem para índice negativo em Santo Antônio de Jesus

Com a demissão de 213 empregados e a contratação de apenas 20, o setor de construção civil em Santo Antônio de Jesus contribuiu para o saldo de menos 156 postos de trabalhos no município no mês de janeiro. O comércio, outro forte setor obteve um saldo de apenas 12 empregos formais registrados pelo CAGED.

Bahia gera mais de 14 mil empregos em janeiro

Antes de dar início à sua mensagem à Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Jaques Wagner destacou a geração de 14.192 novos empregos com carteira assinada no mês de janeiro. O número foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, como parte dos registros do Caged – Cadastro Geral de Emprego e Desemprego no país. O resultado da Bahia é significativo, uma vez que o número total no nordeste chegou a 18.300 empregos.

Governador defende política estadual de Segurança Pública

Em leitura da mensagem que deu início aos trabalhos na Assembleia Legislativa, o governador Jaques Wagner (PT) assumiu o compromisso público de priorizar o combate a violência, setor do governo que é mais criticado por membros da oposição e até por alguns governistas. “Não recuamos e não recuaremos. Sabemos que a Segurança Pública é um dos maiores desafios que estamos enfrentando e vamos vencer. Nós podemos sim vencer a violência. Vencemos durante o Carnaval e vamos vencer no dia a dia da vida no nosso Estado”, enfatizou.
O governador destacou o empenho do Estado na Segurança Pública, com o aumento dos recursos, segundo ele, em 20%, chegando a R$ 1,9 bi, e a contratação de 3.325 novos policias e o treinamento de mais 3.200. “Quem apostou no discurso fácil de um suposto caos na segurança e torceu pelo ‘quanto pior melhor’ deve agora reconhecer um trabalho sério, que está dando resultado”, alfinetou. “Nós mostramos nesse carnaval que nossa Segurança Pública tem capacidade e que o trabalho de reestruturação que empreendemos está dando resultado e nos deixa confiantes”, completou.

CARNAVAL DE CAMAMU ACONTECEU NA ILHA GRANDE

Cerca de cinco mil pessoas entre turistas e nativos se divertem no “Camamu: 450 anos de História e Folia” patrocinado pela Bahiatursa, Prefeitura e Governo da Bahia.
A grande atração do carnaval ocorreu na tarde de domingo com o bloco As
Vagabundas. Por onde passa o bloco arrasta adeptos de repente uma massa com
cerca de mil homens vestidos com roupas de mulher se divertem aos de marchas tradicionais e músicas atuais de carnaval. “Não existe inscrição ou limite quem estiver na Ilha e consiga se vestir “a rigor” pode se unir As Vagabundas”. Explica a secretária municipal de Turismo Madalena Halmemschlager.
Desde sábado (13) as bandas Stilo, Embalasamba, Pagopanico, Stilo Musical, Central, Elite, Meu Desejo, Kebragueto e Tri Black se revezam no palco refrescado por brisa morna permanente. Terça-feira, ultimo dia de carnaval, a programação começou às 15 horas e foi encerrada na madrugada da quarta-feira de cinzas. De acordo com os organizadores a necessidade de maioria das pessoas retornarem para o trabalho na quarta-feira a tarde e o fato da festa acontecer numa ilha distante meia hora de barco do continente exige que a programação termine mais cedo na terça-feira gorda.

35 mil pessoas no Carnagamboa


Segundo dados da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cairu, cerca de 35 mil pessoas passaram pela paradisíaca Ilha da Gamboa nos cinco dias de do Carnaval. Com uma organização perfeita e uma hiper-estrutura a festa deste ano teve como tema da decoração os 400 anos do município. Na noite de sexta-feira (12/02) o prefeito Hildécio Meireles decretou o início da folia passando as chaves do município para as os mãos do Rei Momo e desejando a todos um carnaval de paz.
Além pular atrás do mini-trio, nativos e turistas assistiram a atrações de peso como o Grupo Revelação, Black Style e Motumbá que se apresentaram no grande e moderno palco montado na Praça Esportiva Edson Aguiar. Animaram ainda o Carnagamboa as bandas Karamba na Kara, Novo Tom, Sabor de Álcool, Temperalta, Stylo Quente, Fabio Márcio, Banda K, Embalasamba, Balancê, Júnior Boy, Brilho da Noite, Stylo Black, Beto Amazonas e Morro no Samba. Também, Os irreverentes blocos organizados pela comunidade como os Putões, Pescadores de Alegria, Fantasmão, Pau D’Água, Sem Pose e Escorpião Rei também desfilaram pela passarela da Gamboa preservando a tradição dos antigos carnavais.
Para garantir o bem - estar dos foliões a administração municipal, através da secretaria de saúde, reforçou o atendimento emergencial marítimo deixando de prontidão duas ambulânchas e além do terrestre, entregando uma nova e equipada ambulância Land Rover que ficará a disposição dos moradores e visitantes da Gamboa; no Atracadouuro de Bom Jardim ficaram de prontidão duas ambulâncias para um perfeito traslado de possíveis ocorrências. Mais médicos e enfermeiros foram contratados para ficar de plantão garantindo o pronto atendimento.
Carnaval pelas ilhas
Mas não foi só a Gamboa que caiu na folia de Momo, por todo o arquipélago houve festa. Na Sede teve a já tradicional Lavagem da Revessa, com quase 25 anos de existência, fez a galera refrescar o calor com banho de chuveirão e o Bloco As Bananeiras para animar a criançada. Em Boipeba a festa ficou por conta da Lavagem do Beco . Já em Garapuá a Fanfarra Sabor de Álcool relembrou os clássicos dos carnavais passados arrastando os foliões pelas ruas da Vila.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dançarinas nuas roubam a cena do Carnaval de Salvador


Quatro dançarinas do Bloco Pagode Total chamaram a atenção dos foliões do Carnaval de Salvador por estarem apenas com os corpos pintados. As belas, Marília, de 20 anos, Flávia, de 22, Bruna, 21 e Taís de apenas 18 anos deram um show a parte dançando nuas o hit “Rebolation” em cima do trio elétrico. Vídeos com as musas estão circulando na internet, inclusive no site Terra. Nos closes (inclusive nas genitálias), fica evidente que as meninas estão apenas com os corpos pintados, dispensando o uso do tapa-sexo.

Morro de São Paulo aguarda foliões para a “ressaca”

Após o festejado Carnaval da Gamboa, turistas e nativos se preparam para a famosa “Ressaca do Morro de São Paulo”. Todo ano é assim. Milhares de turistas, principalmente os que brincam o Carnaval de Salvador desembarcam no Morro de São Paulo após a quarta-feira de Cinzas para “curar a ressaca” e “esticar” um pouco mais os festejos de Momo antes de retornarem aos seus estados. Tem festa para todos os gostos, inclusive com bandas e cantores famosos. Neste ano, um hotel está anunciando a presença do cantor André Lélis, os ingressos então sendo anunciados com os valores entre R$ 60 e R$ 90.
A ASTRAM preparou um esquema especial com lanchas rápidas e embarcações convencionais para que todos possam curtir a ressaca com tranqüilidade em termos de transporte.
Magno Jouber

BASTIDORES DO CARNAVAL


FOTO: Evaldo Farias, Pedro Geraldo e Diana Farias
Presidente da OAB no Carnagamboa

O presidente da Ordem dos Advogados da Bahia – Subseção Valença – Dr. Pedro Geraldo esteve no último domingo na Gamboa e participou animadamente de um bloco formado por amigos. Geraldo foi recepcionado pela presidenta da Câmara de Valença Diana Farias e o seu esposo Evaldo Farias (presidente do DEM/Valença).

REDUÇÃO DE DUODÉCIMO PROVOCA POLÊMICA ENTRE VEREADORES

Um assunto que chamou a atenção da imprensa que faz a cobertura das sessões na Câmara de Vereadores de Valença foi as reuniões que se sucederam na véspera do Carnaval entre a presidenta Diana Farias e os nove vereadores da Casa. O motivo das reuniões foi para discutir o que cortar com a redução do Duodécimo de 1% para a Câmara que aconteceu a partir de Janeiro deste ano. O percentual de 8% do orçamento foi reduzido para 7%, o que corresponde a um impacto de R$ 40 mil a menos nas receitas do Legislativo.
Em um bate-papo na casa do ex-prefeito Cláudio Queiroz na Gamboa, o vereador Raimundo Costa (PP) que não participou das discussões (estava em repouso devido a um problema de coluna), disse que não via motivos parta tanto ti-ti-ti. Segundo Costa, a Presidência da Câmara tem que cortar alguma coisa, pois o critério é técnico. “Se as receitas diminuem, é obvio que as despesas têm que se adequar a essa realidade”, disse. Já a Presidenta da Câmara, Diana Farias (DEM) disse que colocou o assunto para ser debatido democraticamente com os vereadores e apresentou propostas que estão sendo estudadas, uma delas, se refere ao corte na verba de gabinete dos vereadores (cerca de R$ 4 mil por mês), atualmente cada vereador possui dois assessores com salários de R$ 1.727,38 (Chefe de Gabinete) e R$ 1.401,93 (Assessor Parlamentar). O salário do vereador em Valença é de R$ 4.900,.

SEU PARCEIRO (A) PODE ESTAR CONTAMINADO COM O VÍRUS HIV

Das 383 pessoas que se submeteram ao teste rápido para identificar portadores do vírus HIV, oferecido pela Prefeitura de Salvador, durante os dias de Carnaval, cinco delas tiveram o diagnóstico de HIV confirmado. No ano passado foram confirmados 14 diagnósticos positivos, sendo que 609 pessoas fizeram o teste. Após a confirmação da doença, a equipe de saúde que faz parte do projeto “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, orienta o portador e marca uma consulta com um especialista.

DEPUTADO ZÉ NETO VAI AGENDAR REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA BUSCAR SOLUÇÕES PARA VALENÇA

O deputado Estadual Zé Neto (PT) participou no último sábado em Valença da posse do novo presidente da FEMAMVA Romilson Muniz e foi questionado por Ricardo Moura (segundo colocado nas últimas eleições para prefeito em Valença), que é do PMDB, sobre as possíveis soluções para a segurança pública no município. Neto destacou alguns números, mas deixou claro que apenas com policiamento não chegaremos a uma situação confortável. “Pegamos o Estado com 300 viaturas em condições de rodar... Vou agendar uma reunião com o secretário César Nunes (Segurança Pública) e quero a presença de vocês...Mas não vamos nos iludir, os índices estão piores que antes e isso tem uma explicação. 82% de todos os homicídios ocorridos na Bahia em 2009 estão relacionados à drogas, principalmente o crack”,disse. Em seguida Zé Neto destacou a disseminação do uso da droga.”Antes, uma pedra de crack custava R$ 8, hoje custa R$ 1, um cigarro de maconha custava R$ 5, hoje custa R$ 1, então a gente precisa evitar que os jovens caiam nessa armadilha, os que já estão, a gente precisa vê o que vai fazer com eles”, finalizou.

Prefeitura de Valença anuncia “Micareta Afro”

A Prefeitura de Valença anunciou durante o Carnaval na Orla do Rio Una, a realização da micareta que está prevista para acontecer de 28 de março a 02 de abril.
O Carnaval realizado na Orla do Rio Una foi um verdadeiro fracasso de público.”Só quem ficou em Valença foi quem não teve grana para brincar o Carnaval da Gamboa”, reclama um morador do bairro da Graça. A falta de planejamento da administração municipal foi fator decisivo para o esvaziamento do Carnaval deste ano na cidade. A administração passada traçou um calendário e o carnaval realizado no Guaibim vinha crescendo a cada ano. O prefeito Ramiro Queiroz resolveu mudar a estratégia e o resultado foi o esvaziamento dos dois principais eventos do município (o São Pedro e o Carnaval). Com isso, Valença voltou a ser simplesmente acesso às principais cidades e as ilhas de Cairu.
Magno Jouber

FEMAMVA TEM NOVO PRESIDENTE

A Federação Municipal das Associações dos Moradores de Valença (FEMAMVA) empossou neste sábado (13/02/2009) a sua nova Diretoria para o triênio 2010/2012. Eleito por aclamação no último dia 23 de janeiro no auditório da CDL de Valença, Romilson Muniz, presidente da ASTRAM é o novo presidente da FEMANVA, substituindo Marcelo Borges. A nova Diretoria conta ainda com Maria Antônio (Presidente da Associação do Jambeiro) na vice-presidência. A solenidade de posse aconteceu no Hotel Jardim Grimaldi e contou com grande participação de presidentes ou representantes de praticamente todas as associações de bairros de Valença. O evento coincidiu com o aniversário do novo presidente que aproveitou a ocasião para receber os parabéns.
O ex-presidente Marcelo Borges deixa o cargo e declarou que pretendia realizar muito mais, mas disse acreditar no potencial de Romilson e a sua capacidade de compor com as autoridades.
A FEMANVA tem 19 anos de fundada,sendo uma das mais antigas federações do Estado. Atualmente são 43 associações estão associadas à FEMANVA e vêem em Romilson uma pessoa capaz de dialogar com os poderes públicos e a sociedade civil organizada para levar as diversas carências dos bairro s e entidades de Valença às autoridades competentes.

NAVIOS CHEGAM AO PORTO DE SALVADOR COM 11 MIL PASSAGEIROS NESTA TERÇA DE CARNAVAL

SEIS NAVIOS ATRACARAM NO PORTO DE SALVADOR NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (16) COM APROXIMADAMENTE 11 MIL PASSAGEIROS/. OS VISITANTES CHEGARAM À CAPITAL BAIANA EM BUSCA DE FOLIA E TAMBÉM PARA CONHECER ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS COMO O MERCADO MODELO E O CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR. O SECRETÁRIO ESTADUAL DE TURISMO, DOMINGOS LEONELLI E A PRESIDETE DA BAHIATURSA, EMÍLIA SILVA, ACOMPANHARAM A CHEGADA DOS VISITANTES. OS TURISTAS FORAM RECEPCIONADOS POR BAIANAS E PROFISSIONAIS DO PROJETO GUIAS E MONITORES DO CARNAVA,.RECEBERAM FITINHAS DO SENHOR DO BONFIM, DOCES, BANDANAS E COLARES. A MÉDICA CARIOCA TATIANA CARDOSO, QUE TROCOU A MARQUÊS DE SAPUCAÍ PELO CRUZEIRO MARÍTIMO, DESCEU DO NAVIO DIRETO PARA O POSTO DE VENDAS DE ABADÁS, ACOMPANHADA DE UMA AMIGA, CÉLIA REGINA SILVA, MORA EM SANTOS E DISSE QUE FARÁ PROGRAMAS MAIS LEVES, ELA VEIO COM O MARIDO E O FILHO DE TRÊS ANOS E AFIRMOU QUE PRETENDE CONHECER O PROJETO TAMAR, EM PRAIA DO FORTE, E TAMBÉM O MERCADO MODELO PARA COMPRAR PEÇAS DE ARTESANATO.
Informações: AGECOM

sábado, 13 de fevereiro de 2010

AXÉ GAMBOA!


Prefeito Hildécio Meireles e Xandy do Revelação

Cerca de 5 mil pessoas participaram nesta sexta-feira (12) da abertura do carnaval da Gamboa - o Carnagamboa - e assistiram a um grande show da Banda Revelação e seu pagode romântico. Assim que o Rei Momo recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Hildécio Meireles, a alegria estava decretada em Cairu. O prefeito recepcionou convidados (ilustres e anônimos) em um belo camarote e está marcando a sua administração também com investimentos significativos no turismo do município.
O show da Banda Revelação aconteceu no campo de futebol da Gamboa atraindo uma multidão que foi brindada com um belo espetáculo. O cantor Xandy desfilou simpatia e atendeu a todos com autógrafos e fotos. A festa foi marcada por muita tranquilidade e a Prefeitura de Cairu também realizou ações preventivas, disponibilizando ambulanchas (nesta sexta, a comunidade da Gamboa já podia contar também com o atendimento de uma ambulância nova ,totalmente equipada que ficará a disposição da localidade). e a Secretaria de Saúde distribuiu 6 mil preservativos. A Polícia esteve atenta, mas sem grandes problemas para resolver.
VALORIZAÇÃO
A iniciativa da Prefeitura de Cairu em valorizar o carnaval da Gamboa traduz uma antiga reivindicação dos gamboenses. Antes, a bela e aconchegante localidade tinha o peso de ser ponto de apoio para o internacional Morro de São Paulo. A comunidade da Gamboa sempre rejeitou a nomenclatura de “Gamboa do Morro”, e ser apenas fonte de mão-de-obra para servir no verão aos hotéis e restaurantes da Ilha. “Agora são eles que vêm curtir o nosso carnaval”, comemora um morador da Gamboa. O certo é que a Gamboa está aos poucos adquirindo a sua independência e se tornando uma opção a mais no turismo da privilegiada Cairu. Axé Gamboa!
Magno Jouber

GENTE DA GENTE


Secretária de Saúde de Cairu, Dra. Cíntia Rosenberg, prefeito Hildécio Meireles e Dr. Mustafá Rosenberg

Os sorrisos de Claudio Queiroz e Ricardo Moura mostram que as questões partidárias estavam em segundo plano no animado camarote do Carnagamboa

Secretário de Administração Almir Costa, vereador Raimundo Costa e esposa, e Wellington e esposa

PT, Daniel Figueiredo e sua esposa Aline Cabral, secretária do Trabalho, Esporte e Ação Social de CAiru.

Vereador Reginaldo Araújo e Família no Camarote do Carnagamboa

Jair Veiga e Ivan Costa (Valença FM ao vivo no Carnagamboa)

Rodrigo Mário e Xandy do Grupo Revelação

Todas as ondas levam à Gamboa

O Carnagamboa está só começando. A festa que teve seu início nesta sexta (12) vai até a próxima terça-feira com muitas atrações. A Prefeitura de Cairu dando seguimento à valorização das tradições culturais tem investido, participado e discutido com as comunidades a melhor maneira de tornar os eventos ainda mais atraentes, mais ao mesmo tempo, não inventa, procura preservar as tradições culturais, respeitando as diversidades de cada localidade. Rica em festas populares, Cairu possui eventos o ano inteiro. A Prefeitura estabeleceu um calendário, priorizando cada localidade. Apesar de ter contratado grandes atrações para o carnaval da Gamboa, A Prefeitura também privilegia as tradições da localidade e, caretas, minitrio e todo o carnaval feito há séculos pela comunidade continua mantido fascinando os turistas que chegam de todo o Baixo Sul e de outros estados.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Escassez na oferta de leitos em Salvador para a Copa 2014 poderá beneficiar Valença

Segundo informações do jornalista Alex Ferraz (Tribuna da Bahia), a rede hoteleira de Salvador possui cerca de 30 mil leitos. Este é, aliás, um dos principais problemas de Salvador para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014: nossa capacidade de leitos de hospedagem é muito reduzida para as dimensões de um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Com isso, o Projeto apresentado pelo professor Dário Loureiro ganha força e coloca Valença definitivamente na briga para ser uma das cidades a receber recursos para obras de infraestrutura visando receber visitantes do mundo inteiro durante a realização da Copa do Mundo de 2014. O município possui uma razoável estrutura hoteleira com mais de 3 mil leitos e tem como forte aliado, o Morro de São Paulo com muitas pousadas totalizando mais de 5 mil leitos.
Magno Jouber

CARNAGAMBOA: Melhor carnaval do Baixo Sul começa hoje


A Prefeitura de Cairu investiu pesado no Carnagamboa, o Carnaval da Gamboa que começa nesta sexta (12) com o show da Banda Revelação. O prefeito Hildécio Meireles entrega a chave da cidade ao Rei Momo às 20 horas e decreta o início da folia que vai até a terça-feira com muita festa em toda Cairu. O PORTAL DO BAIXO SUL E O JORNAL INFOLHA participam da festa com cobertura diária de todo o carnaval.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Valença recebeu quase 50 milhões em 2009

Segundo dados do Portal da Transparência do Governo Federal, o município de Valença que possui oficialmente 89.597 habitantes, recebeu de verbas constitucionais do governo federal R$ 49.444.494,08 durante o ano de 2009. Apesar dos municípios “chiarem” e reclamarem que em 2009 houve defasagem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o total dos repasses em 2008 foi de R$ 45.779.899,30, cerca de R$ 5 milhões a menos que em 2009.
Vale ressaltar que convênios e outros recursos como ICS, o ECMS Estadual, não estão incluídos nos valores acima. Somente no mês de dezembro de 2009, Valença recebeu de ICS cerca de R$ 400 mil.
Magno Jouber

Bolsa Família injetou mais de R$ 10 milhões em Valença em 2009

O Programa Bolsa Família “despejou” em Valença R$ 10.154.317,00. Questionado por uns, enaltecidos por outros, o certo é que esses recursos representam 20% de todos os repasses constitucionais (Fundeb, FPM, FUS, Royalties etc) transferidos para o município no ano pelo governo federal.

CAMAMU: 450 ANOS DE HISTORIA E FOLIA

A cidade de Camamu festeja a festa momesca no período de 13 a 15 de fevereiro, na localidade da Ilha Grande, que anualmente é palco do Carnaval. Com o tema “450 anos de histŕoria e Folia”, a prefeitura, através da Secretaria de Turismo promoverá o carnaval e segundo a prefeita, Ioná Queiroz, este ano celebraremos os 450 anos de história de nosso municipio com uma vasta programação.
A abertura será no sábado (13), a partir das 21h, contando com as presenças da prefeita Ioná Queiróz, secretários, vereadores e comitiva. No dia 13 estarão se apresentando no palco da localidade da Ilha Grande “Stilo 10”, “Embalasamba” e Stilo Musical”. Já no domingo(dia 14), a partir das 15h sairá as ruas o bloco “As Vagabundas” e a partir das 21h as bandas “Pagopanico”, “Central 7” e “Elite 4” estarão animando a noite no palco principal.
E a folia prossegue na segunda-feira(15), a partir das 21h, com as bandas “Meu Desejo”, “Tri Black” e “Kebragueto”. Ioná Queiróz avisa que o carnaval de Camamu conta com a parceria do Governo da Bahia, através da Bahiatursa e como um dos polos turisticos a prefeitura estará dando todo o suporte para que os foliões brinquem com muita segurança e alegria.
(Ricardo Lemos)

DISPUTA POR LINHA GUAIBIM VALENÇA GERA CONFLITO E ESTRADA É INTERDITADA.

Alguns donos de veículos que fazem transporte de Valença para o Guaibim interditaram nesta manhã por cerca de uma hora o acesso ao distrito, tocando fogo em pneus e outros objetos. O protesto foi em represália aos donos das empresas vencedoras do leilão para a exploração da linha terem colocado seus ônibus nos pontos antes explorados pelos clandestinos. Segundo os proprietários das empresas, alguns taxis ficavam em frente ao ponto oficial localizado na Orla do Rio Una, fazendo uma concorrência desleal. Os taxistas ofereciam transporte na modalidade lotação (04 passageiros) ao preço de R$ 2,50 por passageiro, antecedendo os horários dos ônibus, com isso, esses veículos saiam vazios causando prejuízo, as empresas que adquiriram a linha pagando R$ 63 mil.
Desde que a Viação Guaibim retirou os seus ônibus da linha, abriu-se uma lacuna que foi preenchida por topiqueiros, taxistas e até veículos particulares. Recentemente o prefeito de Valença Ramiro Queiroz (PR) declarou em uma emissora de rádio local que a “abertura da linha teria representado um avanço”.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Deputado Roberto Britto quer que multas sejam aplicadas em arborização urbana


FOTO: Deputado Roberto Britto, Osni Bulcão, Romilson Muniz e Wellington, durante a Lavagem de São Braz

O deputado federal Roberto Britto (PP-Ba) que esteve visitando Valença no dia 31 de janeiro e participou da Lavagem da Igreja de São Braz em Taperoá é o autor de importante projeto visando à preservação ambiental. O Projeto de Lei 5987/09, apresentado pelo deputado que tramita em caráter conclusivo, sugere que 10% dos recursos arrecadados com aplicação de multas por infração ambiental sejam aplicados em arborização urbana. O objetivo é trazer mais segurança e qualidade de vida, assim como resgatar a conscientização ambiental da população. O parlamentar justificou o projeto citando o caos vivido nos últimos anos em conseqüência da falta de preservação do meio ambiente, resultando em desastres naturais e, em muitos casos, mortes; o crescimento desordenado da população nas grandes metrópoles e o desmatamento da vegetação nativa. Para entrar em vigor o projeto deve ainda ser analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Grandes Atrações Agitarão Carnaval de Cairu

Cairu promete mostrar mais uma vez que tem o melhor carnaval do Baixo Sul. Na sexta (12/02) já tem mini-trio no Carnagamboa, o carnaval da Gamboa do Morro realizado pela administração municipal, e show do Grupo Revelação. No sábado a folia começa às 16 horas com o Bloco Infantil As Bananeiras e a noite quem comanda a festa é Back Style,no domingo é vez de Motumbá fazer a galera tirar o pé no chão. As bandas Coquetel com Pimenta e Novo Tom também irão se apresentar no Carnagamboa que acontece entre os dias 12 e 16 de fevereiro.
Mas não é só a Gamboa que vai entrar na folia de Momo, por todo o arquipélago vai ter diversão. Na Sede tem a já tradicional Lavagem da Revessa e o Bloco Infantil As Bananeiras no domingo. Ainda no domingo, mas em Boipeba, tem a Lavagem do Beco com Os Bacanas. Já na segunda-feira é a Fanfarra Sabor de Álcool que vai relembrar clássicos dos antigos carnavais pelas ruas de Garapuá.
(Jamille Soares)

JORGE PORTUGAL FARÁ PALESTRA NA JORNADA PEDAGÓGICA DE CAMAMU

A Jornada Pedagógica que será promovida pela Secretria Municipal de Educação e Cultura(SEMEC) terá o objetivo de integrar os professores da Educação de Camamu para proporcionar a educação continuada, investindo na formação dos profissioanis de educação e cumprindo as metas do PAR - Plano de Ações Articuladas. A abertura será realizada no dia 24 de fevereiro pela prefeita Ioná Queiroz.
Segundo a secretária municipal de educação, Maria José Nascimento a jornada terá como tema: Educação e Desenvolvimento Social: entrelaçando novos caminhos. “Os professores irão vislumbrar o trabalho com o projeto sobre 450 de Camamu para trabalhar nas escolas”, disse a secretária. Os professores deverão fazer as inscrições na SEMEC, no período de 18 a 23 de fevereiro.
A jornada acontecerá noperiodo de 24 à 26 de fevereiro, no Colégio Pirajá da Silva.
Apresentações culturais, um vídeo, a presença do renomado professor Jorge Portugal que fará uma palestra e a participação da rede municipal norterá a educação na cidade este ano. O ano letivo está previsto para o inicio do mês de março.
(Com informações de Ricardo Lemos)

Prefeito diz que vai mudar cais de Valença para outro local

Durante entrevista à Rádio Rio Una FM (veja abaixo), o prefeito de Valença Ramiro Queiroz disse que vai transferir a área de embarque e desembarque do transporte marítimo (cais de Valença) para um local próximo à Praça da Bandeira. Segundo Ramiro, um novo cais será construído e o atual será desativado. “O atual Termina vai desaparecer”, disse. O prefeito só não disse se a ASTRAM, que administra o Terminal Marítimo após uma briga judicial com a Prefeitura, vai continuar administrando o novo cais.

RAMIRO DIZ QUE 2010 “VAI SURPREENDER”


Em entrevista nesta quarta-feira (10/02) ao repórter Ciro Pimentel da Rio Una FM, o prefeito de Valença Ramiro Queiroz (PR) mais uma vez reclamou das críticas que, segundo ele, vem sofrendo da imprensa local. O radialista disse que os microfones da Rádio ficam abertos ao público e a emissora não tem culpa se todas as ligações dos ouvintes são para criticar a administração de Ramiro. “A cidade tem coisas positivas”, disse Ramiro. Com exemplo ele citou as obras realizadas no Guaibim, a abertura da linha de transporte do distrito (a Viação Guaibim retirou seus ônibus do local). Segundo Ramiro, a entrada de vans, automóveis de passeio, taxis e outros “representam um avanço”. O prefeito só não explicou que, se houver um acidente com esse transporte clandestino, quem será responsabilizado. Ainda sobre a linha Valença – Guaibim, Ramiro disse que três empresas locais arremataram em leilão (o Portal do Baixo sul noticiou esse fato no mês passado em primeira mão), a linha, pagando à Prefeitura R$ 63 mil.
A entrevista prosseguiu com perguntas de ouvintes, principalmente sobre a falta de iluminação pública e os buracos na cidade. Ramiro disse que o problema da iluminação decorre da grande demanda e do ato de vândalos. Sobre os buracos, o prefeito disse que contratou uma empresa para fotografar e enumerar todos os buracos da cidade para uma ação mais eficaz. Em relação à limpeza pública Ramiro disse ter deslocado o secretário de Cultura Edvaldo Borges (Bang) para coordenar a limpeza pública da cidade. O prefeito também culpou a administração passada pela estagnação de sua administração em 2009, segundo ele, a Prefeitura estava inadimplente com diversos órgãos e não pode celebrar convênios no período.
CARNAVAL
Ramiro anunciou que a Prefeitura vai promover o Carnaval na Orla de Valença e anunciou algumas “atrações”, como destaque ele citou a Banda Coquitel com Pimenta e outras desconhecidas do público de Valença. O Carnaval começa no sábado e vai até a terça-feira. Finalizando Ramiro disse está em dia com os pagamentos de fornecedores e o funcionalismo público e que em 2010 a Prefeitura vai realizar obras que vão surpreender.

Vereador preocupado com a segurança pública


O vereador Antônio Barreto (PSB) fez na sessão desta terça-feira (9) um relato assustador de um assalto sequenciado em oito residências na zona rural de Valença, mais precisamente na Serra do Abiá, ocorrido na semana passada. Segundo Barreto, cerca de oito homens chegaram ao local em duas caminhonetes, armados e além de praticarem o assalto às residências, agrediram, ameaçaram e estupraram duas mulheres. “As pessoas estão apavoradas, pois a Polícia não aparece para combater esses marginais”, disse Barreto. Ainda segundo o vereador, os bandidos disseram que pretendem voltar ao local. “exigimos uma resposta das autoridades. Esse clima de terror não pode continuar em nossa cidade”, finalizou Barreto.

Sessão pega fogo

A sessão da Câmara de Vereadores de Valença desta terça-feira (09/02) foi marcada por uma calorosa discussão entre a Mesa Diretora e o vereador Reginaldo Araújo (PP). O motivo do debate foi o Projeto de Lei de iniciativa do Executivo que reajusta o salário do funcionário público municipal em 6%. Esse reajuste seria dado aos funcionários que ganham acima do mínimo e que já teve o reajuste definido pelo governo federal. Durante a apreciação do Projeto, o vereador Jairo Baptista (PMDB) discordou veementemente do percentual, lembrado que os funcionários estão sem aumento desde o ano passado, Jairo se disse “perplexo”, pois o prefeito enviou o Projeto para a Câmara na última sexta-feira e em regime de “Urgência Especial” e, não houve tempo hábil dos edis tomarem conhecimento do seu teor e por isso, segundo o vereador, o projeto não deveria ser votado. Reginaldo Araújo se posicionou a favor da votação, mesmo concordando com o vereador Jairo que o reajuste oferece um percentual pequeno. “Se a gente não votar esse projeto hoje, os funcionários poderão ficar até mesmo sem esse reajuste”, disse Reginaldo. “Depois a gente discute uma maneira de melhorar isso”, completou. Em seguida Jairo pediu que o projeto fosse encaminhado à Comissão competente para sua avaliação. Nesse momento, o vereador Reginaldo Araújo discordou, alegando que regimentalmente o projeto deveria ser votado, pois o regime de “Urgência Especial” exigia essa postura. Jairo citou artigos do Regimento que permitia o envio do Projeto às comissões. A presidenta da Câmara Diana Farias entendeu que o vereador Jairo tinha razão e tirou o Projeto de pauta, provocando a ira de Reginaldo. “Parte da Casa insiste em descumprir o regimento”, disse o vereador.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

JORNAL ECO INFORMA NA SUA 3ª EDIÇÃO

JORNAL ECO INFORMA NA SUA 3ª EDIÇÃO
O Jornal Eco Informa circula hoje na sua 3ª edição. Com uma proposta de defesa do meio ambiente e o resgate da história cultural de Valença, o Jornal a cada edição atrai mais leitores e admiradores.
Leia o Eco no blog:
www.ecoidesv.blogspot.com

TUCANO: POLÍCIA NÃO VEM NEM COM LADRÃO AMARRADO

Um fato inusitado ocorrido na cidade de Tucano, no nordeste do estado, revela a que ponto chega o desaparelhamento da polícia na Bahia. Cansados de serem assaltados seguidamente por uma dupla já conhecida de ladrões, moradores do distrito de Muriti capturaram os dois criminosos – que já se preparavam para uma nova investida – e os amarraram a uma árvore em plena via pública, até que a polícia chegasse para levá-los presos. Entretanto, após o chamado, a declaração surpreendente dos plantonistas: não haveria prisão porque a viatura da cidade não dispunha de gasolina. Os moradores, perplexos, apelaram para a delegacia do município vizinho, Ribeira do Pombal, mas os policiais alegaram que a distância entre as duas cidades (60 km) inviabilizava o atendimento. A reportagem do Bahia Notícias tentou contato com a delegacia de Tucano para saber se houve prisão posterior dos criminosos, mas nenhum chamado por telefone foi respondido.
Informações do Bahia Notícias

Para o comandante da 33ª Coorpin, homicídios em Valença estão ligados ao tráfico de drogas

Em uma conversa no seu gabinete com a reportagem do PORTAL DO BAIXO SUL, o tenente-coronel Paulo de Tarso Uzêda, comandante da 33ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin) disse que os homicídios quem vem ocorrendo em Valença estão, na sua maioria, diretamente ligados ao consumo e tráfico de drogas. Segundo Uzêda, tanto a Polícia Civil e a PM têm trabalhado e apresentado resultados com várias apreensões de drogas e prisões de traficantes, entretanto, o consumo, principalmente do crack, vem crescendo em ritmo alucinante e dificultando o trabalho da polícia.
Quando um pequeno traficante é preso, geralmente com ele é encontrado drogas, dinheiro e objetos. Com isso, esse traficante, após ser solto, tem grandes possibilidades de ser assassinado, pois o grande traficante, a quem ele fica devendo, não perdoa. E é isso que vem acontecendo em Valença.

Barreiras terá sistema de esgotamento sanitário ampliado

O município de Barreiras, no sudoeste baiano, recebe nesta terça-feira (9) o anúncio, pelo governador Jaques Wagner, das obras de ampliação do seu sistema de esgotamento sanitário, num investimento de R$ 78,5 milhões, beneficiando 128 mil pessoas. Nesta terça-feira (9), Barreiras possui uma cobertura de apenas 8% neste sistema. Na oportunidade, será autorizado também o início da implantação do sistema de abastecimento de água em diversas localidades da região.
Enquanto isso, Valença continua despejando cerca de 15 toneladas de resíduo fecal na rede de águas pluviais, que vai direto para o leito do Rio Una.

Recurso para projetos de restauração de mata ciliares é de apenas R$ 50 mil

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) recebe projetos para seleção e celebração de convênio de restauração de matas ciliares e nascentes nas bacias hidrográficas em 21 macrobacias hidrográficas (regiões de planejamento e gestão das águas) na Bahia. Os convênios serão celebrados de maneira articulada entre as prefeituras e as instituições (pessoas jurídicas de direito público) e destas com organizações da sociedade civil.
Serão selecionados 21 (vinte e um) projetos, para repasse de recursos de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) cada, ou de acordo com o alcance de suas propostas.
o Recôncavo Sul está na lista de “prioridades” do Instituto e segundo o coordenador do Programa de Restauração e Conservação de Matas Ciliares e Nascentes do Ingá, Luís Barbosa, a chamada pública se justifica na necessidade de sensibilizar o poder público municipal dessas regiões para a restauração florestal e, consequentemente, para a manutenção da qualidade das águas.

AGÊNCIAS BANCÁRIAS FUNCIONAM ATÉ SEXTA-FEIRA

Durante o Carnaval, as agências bancárias funcionarão normalmente até sexta-feira (12), com exceção de unidades instaladas na Barra, Ondina, Campo Grande, Canela, Garcia, Avenida Sete de Setembro, Praça da Sé, Pelourinho, Centro Histórico e Liberdade, que terão horário diferenciado, funcionando das 8h às 12h. Apenas as agências da Caixa Econômica Federal situadas na Barra, no SAC de Cajazeiras e no campus da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, estarão fechadas. Na segunda e terça-feira de Carnaval, não haverá expediente bancário, apenas na quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia.

A BAHIA E O CANGAÇO MODERNO

O jornalista Samuel Celestino faz uma pertinente comparação sobre a época do cangaço e os ataques aos municípios baianos na atualidade.
Veja texto publicado no site Bahia Notícias desta terça-feira (09/02).
Oitenta anos depois, ninguem poderia imaginar que O Capitão Virgulino Ferreira, o Lampião, fosse relembrado. Primeiro no município de Santa Luz e, agora, em Amargosa, onde um bando de 20 homens fortemente armados fez um arrastão assaltando bancos e lojas, disseminando o terror entre a população. O assalto é semelhante. Só muda a mística de Lampião com seus cangaceiros e Maria Bonita, confundido pelos nordestinos como uma espécie de justiceiro tentando resgatar a miséria e justiça dos coronéis interioranos, senhores da lei e do poder político. A difenciar só a carga pesada das metralhas e a forma de perseguir, antes pelas volantes da polícia despreparada e agora pela despreparada polícia. Parece dar no mesmo, invertendo as palavras, mas, não. O interior da Bahia está a mercer de quadrilhas como antes estava a mercer do cangaço que se refugiava nas caatingas. De mais a mais ficou igual, porque o tempo não distancia ações semelhantes. Pelo contrário, por incrível que pareça, aproxima.
(Samuel Celestino)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cairu Esporte Clube Estréia no Campeonato Valenciano


O Estádio Antônio Sereia ficou lotado neste domingo (07/02), registrando a maior público do campeonato valenciano até o momento com 792 pagantes. O comparecimento dos torcedores justifica-se: era estréia do Cairu Esporte Clube na competição. A equipe conquistou o acesso ao campeonato amador após um brilhante desempenho no campeonato varzeano do ano passado.
Jogando com a prata da casa o time de Cairu enfrentou o Fluminense de igual para igual e apesar de ter um jogador expulso abriu o placar com gol de Léo. O Fluminense empatou no finalzinho do segundo tempo, terminando o jogo em 1x1. Todo o espetáculo teve transmissão ao vivo pela Rádio Clube de Valença e todo suporte de atendimento emergencial da secretaria de saúde de Cairu que deixou uma ambulância de plantão no estádio
Para o prefeito Hildécio Meireles, que assistiu a todo o jogo acompanhado de secretários, assessores, do presidente da Câmara Fernando Brito e dos vereadores Valdinei Cruz e Rui Vieira, foi uma boa estréia e serviu para mostrar que o Cairu não veio para brincadeira. HM também destacou a importância do poder público incentivar o esporte com prática de inclusão social.
Informações: Jamille Soares
Assessora de comunicação/PMC

Prefeitura diz que vai comprar compactadores


Durante a sessão de início dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Valença no dia 02/02, o prefeito Ramiro Queiroz foi levar a mensagem do Executivo aos vereadores e aproveitou para anunciar algumas obras e serviços em Valença. Segundo Ramiro, a Prefeitura estará comprando neste início de ano caminhões compactadores para coleta de lixo. Atualmente, as caçambas utilizadas para o trabalho (foto) exigem grande esforço dos garis que se misturam com o lixo. Também, por não ser um veículo adequado para o transporte de lixo, detritos ficam em todo o percurso até o lixão do Orobó, destino final dos resíduos.

PM de Valença vai receber novas viaturas

Falando à reportagem do Portal do Baixo Sul, o tenente-coronel Paulo Uzêda disse que a 33ª Companhia Independente de Polícia Militar deverá estar recebendo até o início do mês de março algumas viaturas para substituir as existentes. Uzêda disse ainda que durante o Carnaval todo o efetivo da sua companhia estará à disposição dos municípios que fazem parte da 33ª e não haverá envio de policiais para o Carnaval de Salvador. O Estado costuma pedir policiamento do interior para reforçar o Carnaval de Salvador.

Bandidos atacam Amargosa

Hoje pela manhã, por volta das 11 horas quando a reportagem do Portal do Baixo Sul entrevistava o comandante da 33ª Companhia Independente da PM, tenente-coronel Paulo Uzêda, a assessoria de comunicação da Companhia anunciava que a Cidade de Amargosa estava sendo alvo de uma quadrilha de assaltantes, compostas por cerca de 10 homens fortemente armados. Imediatamente o comandante Geral da PM entrou em contato através de telefone com o tenente-coronel Uzêda e a 33ª Cia de Valença foi acionada para reforçar a operação no cerco aos criminosos.
No Programa Direto ao Assunto da Valença FM, o radialista Arnaldo Santana entrevistou um morador da Cidade de Elísio Medrado que relatou os momentos de pavor que a população de Amargoso passou. Segundo relato de Pedro Maia, os bandidos atacaram a Delegacia, prenderam os policiais e depois assaltaram simultaneamente a agência dos Correios, e as agências do Banco do Brasil e a da CEF. Neste momento todos os acessos à Amargosa estão vigiados pela Polícia e até um helicóptero está sendo utilizado na operação. Neste momento todo o policiamento da Região este engajado na captura dos bandidos.
Magno Jouber

Equipe do Mesa Redonda almoça no Baijú da Mara



Após a realização do Programa Mesa Redonda do último sábado, a equipe do Programa e amigos (Dorgival Lemos, Rodrigo Mário, Arnaldo Santana, e mais professor Edgar, Ricardo Hage e Magno Jouber) foram saborear os quitutes e uma deliciosa galinha da terra no Baijú da Mara, na localidade de Unamirim.

Mesa Redonda discutiu Defensoria Pública, Planejamento Familiar e Projeto Valença 2014.


Carlos Maia e Jorge Guimarães no “Mesa Redonda”.

O Programa Mesa Redonda do último sábado (06/02), comandado por Dorgival Lemos discutiu no último sábado dois importantes temas do nosso cotidiano e mais um capítulo dos projetos de iniciativa do professor Dário Loureiro, intitulado Valença 2014. O defensor público Carlos Maia e o médico Jorge Guimarães e o professor Edgar Otacílio foram os entrevistados da equipe de jornalistas composta por Dorgival Lemos, Arnaldo Santana, Rodrigo Mário e Magno Jouber.

NOVO LIVRO DO PROFESSOR EDGAR OTACÍLIO



Professor Edgar e Rodrigo Mário

“Dos Primórdios à Contemporaneidade” (egba) é o mais novo livro do professor Edgar Otacílio que relata fatos históricos de Valença. O livro se reporta aos povos de Valença antes de 1535 chegando a relatos do ano de 1985. Edgar dedica o livro a vários amigos entre eles, Rodrigo Mario, do Jornal Rolando na Orla.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Carne apreendida em Valença

Mais de quatro toneladas de carne clandestina foram apreendidas nesta sexta-feira (05) em Valença, durante operação realizada pelo Ministério Público estadual (MP-BA) em cooperação com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Vigilância Sanitária e Polícia Militar. Na ação, que vistoriou o mercado popular e diversos açougues da cidade, foram apreendidas carnes bovina e suína em situação irregular. O promotor de Justiça Tiago Quadros vem sistematicamente chamando a atenção para a prática de se comercializar e abater animais sem as condições de higiene adequadas, inclusive em duas entrevistas às rádios locais. Em 2008 foram realizadas duas audiências públicas com todos os comerciantes de carne do município, esclarecendo sobre a ilegalidade da venda do produto clandestino e em condições impróprias para o consumo. De acordo com ele, o MP expediu notificação aos comerciantes de carne estabelecendo prazo para adequação da venda da mercadoria em condições higiênico-sanitárias adequadas.