A participação de Cairu na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (www.cici2010.com.br), deu ao prefeito Hildécio a oportunidade de interagir com líderes empresariais e especialistas de todo o mundo.
O desenvolvimento do Projeto CURITIBA 2030 – iniciativa da FIEP – Federação da Indústria do Paraná ensejou essa Conferência Internacional, levou a Curitiba especialistas de vários continentes, gente com conhecimento, saberes e visões mundialmente reconhecidos, que compartilharam experiências que tem transformado vidas de comunidades em várias cidades do mundo.
A FIEP – seu presidente Rodrigo Loures, dirigentes e técnicos – tomaram conhecimento do CAIRU 2030, há dois anos, quando da apresentação e qualificação de projetos privados para Cairu, numa outra conferência ali realizada chamada Global Fórum America Latina – um movimento mundial sobre inovação da educação para a sustentabilidade. Por isso, o convite a Cairu.
A administração do prefeito Hildécio, saltando os obstáculos financeiros, de conhecimento e informação de 2005 e 2006 teve a visão estratégica de realizar o CAIRU 2030. Credenciou-se, portanto, para ir a Curitiba, apresentar o município para empresários e líderes mundiais e informar que nós, de Cairu, fizemos primeiro! A visão que Curitiba e outros municípios buscam agora para 2030, nós de Cairu, já fizemos antes, em 2005/06. Fizemos o Plano Estratégico CAIRU 2030 com o patrocínio do BID e assistidos pelo WWI Worldwatch Institute e UMA Universidade Livre da Mata Atlântica; por iniciativa da Prefeitura, a Câmara Municipal transformou o CAIRU 2030 na Lei 241/2008, adotando como instrumento de planejamento do Município.
Na avaliação da Conferência, a explanação do Prefeito Hildécio mostrou a importância de um projeto com objetivos claros para a recuperação e desenvolvimento de uma cidade.
Fonte: Jamille Soares
Assessora de comunicação
Cairu está numa região de riquíssima biodiversidade.
ResponderExcluirA fauna, a flora, os ecossistemas, as águas e as paisagens de Cairu constituem-se uma riqueza imensurável e uma das reservas mundiais.
É um desafio muito grande gerir esse patrimônio de forma a prover boa qualidade de vida a sua população hoje e preservar toda essa exuberância natural.
Que os gestores e a população de Cairu sejam iluminados!!