Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

NÚMERO DE PESSOAS COM AIDS EM VALENÇA PULA DE 46 PARA 72 EM UM ANO


Funcionários da Secretaria de Saúde de Valença e o Projeto Mutá participaram de uma caminhada no Dia Mundial de Combate a AIDS - Fotos: Portal do Baixo Sul

No Dia Mundial de Combate a AIDS, comemorado neste 1ª de dezembro, o secretário de Saúde de Valença, Alexandre Aquino confirmou que existem atualmente 72 pessoas com AIDS no município. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) indicava em 2009 que o município tinha 46 portadores da doença. Segundo Aquino, o aumento de 26 casos em pouco mais de um ano se deve a uma campanha realizada pela Secretaria Municipal para o diagnóstico da doença e muitas pessoas realizaram exames voluntariamente. Vale ressaltar que o exame para detectar o vírus HIV não é obrigatório, e mesmo com o resultado positivo, o paciente não precisa revelar sua situação ao médico, postura não aconselhável. Quanto aos portadores do vírus HIV, o secretário admite que o município não possua controle dos números, haja vista que somente pessoas que estão com AIDS recebem os benefícios do governo (cesta básica, coquetel e leite).
Para lembrar o dia, a Secretaria de Saúde de Valença, juntamente com o Projeto Mutá realizou hoje uma caminhada, que saiu do Mutá no bairro da Bolívia até a Praça da República O evento não sensibilizou os valencianos, haja vista que poucas pessoas acompanharam os funcionários da Saúde e membros do Projeto Mutá. Camisinhas e kits, com informações sobre as formas de prevenção da doença foram distribuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário