Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Prefeitura de Valença doa terreno para UFRB

O prefeito de Valença Ramiro Queiroz (PR) assinou nesta quarta-feira (20/01) documento doando uma área de 7 mil hectares, localizado no distrito do Guaibim para a Instalação de uma base avançada do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O documento é a confirmação do Projeto de Lei aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores de Valença. O ato aconteceu no Auditório do CDL de Valença.
Segundo o coordenador do Curso de Engenharia de Pesca da UFRB, Clovis Mateus, a Base servirá de apoio para alunos do curso de Engenharia de Pesca de Cruz das Almas realizarem pesquisas e projetos na área de oceanografia e biologia, podendo ser estendido a outras áreas. “É bom que fique claro que a Base não é mais uma unidade da UFRB e sim, um local de pesquisas que permita aos alunos e professores realizarem experiências em local apropriado”, disse Clovis Mateus.
Com esse raciocínio, está claro que Valença terá o status de possuir uma base avançada para pesquisas na área da pesca, entretanto, a utilização dessa base está restrita a alunos que estejam cursando a Universidade, independente de ser de Valença ou não.
O prefeito Ramiro Queiroz disse que a área em questão faz parte do terreno onde estão localizadas as casas populares que pertence à Prefeitura de Valença, segundo Ramiro, o ex-proprietário da área está questionando o pagamento pela Prefeitura do terreno. “A administração passada não pagou o terreno e agora nós teremos que honrar esse compromisso”, disse Ramiro.

INÍCIO – Segundo Clovis Mateus, a construção da Base será feita com recursos da UFRB, disponibilizados pelo MEC para a implantação da Universidade na Região. Clovis afirmou que as obras deverão começar ainda neste ano, haja vista que o prazo de utilização desses recursos se encerra em 2010. “A gente vai utilizar os modelos de projetos existentes em Cruz das Almas e com isso teremos uma redução nos custos”, disse Clovis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário