Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Galeão em festa


No próximo domingo (06/12), o distrito do Galeão estará festejando São Francisco Xavier, seu padroeiro. Vila pacata, cravada no coração do manguezal, de onde ao longe se impõe a igreja mais antiga de Tinharé, qual avisa a aproximação da vila de Galeão. A Igreja de São Francisco Xavier, do ano de 1644, construída no alto de um morro, do qual se pode ter uma bela vista. Ainda é possível encontrar nessa vila marcas muito fortes da colonização portuguesa como o casarão "Quatro Estações" que foi construído no século XIX. Mas a cultura africana é, sem dúvida a que deixou mais a sua contribuição na comunidade. Ainda é possível encontrar no local manifestações folclóricas como Zambiapunga, desfile de Afoxés, Bumba meu boi, Lavagem da Igreja de São Francisco Xavier (padroeiro da vila), Cordão de São Benedito, entre outros.
Com uma população de pouco mais de mil habitantes, o distrito de Galeão é uma pequena vila de pescadores que sobrevive da pesca artesanal de siri e camarão e está localizado na contracosta da ilha de Tinharé, municipio de Cairu, Bahia. Com uma beleza singular, essa localidade possui atrativos culinários de deixar água na boca.
Como chegar:
A partir do Terminal Marítimo de Valença, a ASTRAM (3641-6030) oferece horários pré-determinados, mas no próximo domingo, várias embarcações estarão sendo disponibilizadas para quem pretende ir à festa. O tempo de viagem é de aproximadamente 30 minutos para embarcações convencionais e 10 minutos para lanchas rápidas.
Vá ao Galeão, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário