Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Maior mina de níquel da AL será inaugurada na sexta-feira

A Bahia ganha na próxima sexta-feira (4), a maior mina de níquel descoberta nos últimos dez anos na América Latina. Trata-se da Mirabela Mineração do Brasil Ltda, que investiu US$ 450 milhões na unidade produtora que vai explorar o minério no município de Itagibá, município baiano a 8 km de Ipiaú e 204 km de Salvador. Para a implantação do projeto foram gerados mais de 3 mil empregos e, agora na fase final, pelo menos 250 pessoas da região serão contratadas. A inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner e de outras autoridades.
A estimativa é de que sejam produzidas 4,6 milhões de toneladas de minério por ano, o que representa, inicialmente, a produção de cerca de 150 mil toneladas de concentrado/ano, com 13% de níquel. Metade da produção anual de concentrado será exportada para a Finlândia pelo porto de Ilhéus e a outra metade servirá às unidades da Votorantin em Minas e Ceará, que se responsabilizará pela logística de retirada e envio do produto.
A chegada da unidade da Mirabela vai transformar a economia da região que compreende os municípios de Itagiba, Ipiaú, Ubatã, Gongoji, Jitaúna, Barra do Rocha e Ibirataia. São esperados novos hotéis, restaurantes, bares e um incremento nas atividades sócio-culturais nestas cidades.
Com uma extensão de 2 quilômetros e uma profundidade aproximada de 500 metros, a mina tinha uma vida útil prevista para 20 anos, mas, com novas pesquisas, poderá chegar a 40 anos. Além da infraestrutura em Itagiba, a Mirabela investiu mais US$ 30 milhões na instalação de escritório e área de armazenamento em Ipiaú.
Os direitos minerários da mina são da CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, que receberá 2,51% de royalties da receita sobre o concentrado. Com isso, a empresa se tornará autosuficiente em investimento a partir de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário