Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Indústria naval já gerou 1,5 mil empregos


O consórcio Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC Engenharia, através da construção de duas plataformas de perfuração para a Petrobras, já gerou 1,5 mil empregos diretos. O canteiro de obras está localizado em São Roque do Paraguaçu. A expectativa é que até julho de 2010, o número de empregos suba para 2,5 mil. A indústria naval baiana deverá gerar mais de 10 mil empregos diretos nos próximos anos.
A prefeitura de Maragogipe tem se preocupado para que boa parte dessas vagas seja preenchida por moradores do município, para isso, cursos de capacitação estão sendo disponibilizados pelo SENAI visando capacitar trabalhadores para atuar no projeto.
A demanda por embarcações de grande porte – em especial, as destinadas à exploração de petróleo na área do pré-sal – promete alavancar a indústria de construção de navios, sondas e plataformas no País. A Bahia já está inserida neste movimento: duas plataformas de perfuração de petróleo estão sendo construídas pela iniciativa privada, um estaleiro encontra-se em fase de projeto e o Estado ainda planeja criar uma nova área para a construção de módulos – equipamentos usados nas plataformas de petróleo. Juntos, estes projetos somam investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão e a geração de empregos que pode ultrapassar dez mil postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário