Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Heraldo Rocha elogia “tradição hospitaleira”


O Diário Oficial da Assembléia Legislativa publica hoje discurso pelas comemoração aos 160 anos de emancipação política do município de Valença, de autoria do deputado Heraldo Rocha (DEM) saúda toda "hospitaleira e trabalhadora população, pela sua história e pelas conquistas obtidas ao longo dos tempos", através de moção de congratulações e aplausos, na Assembleia Legislativa.
A escolha do nome Valença, conforme relato de pesquisadores, é atribuída ao conselheiro Baltazar da Silva Lisboa, desejando homenagear o Marquês de Valença, autoridade proeminente da época, e assim elevando, por conseguinte, a localidade à categoria de vila.
De acordo com o parlamentar, na ocasião da Independência do Brasil, Valença obteve grande destaque, quando ajudou na luta de resistência aos ataques lusitanos, ficando conhecida como "A Decidida". Já durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu o nome de "A Hospitaleira" ao abrigar os feridos e passageiros salvos dos navios brasileiros torpedeados por submarinos alemães ao longo do seu litoral.

Também O deputado Yulo Oitica (PT) apresentou na Assembleia Legislativa moção de congratulações à cidade. "É com muita alegria que parabenizo o povo valenciano, que apresenta uma incontestável contribuição ao desenvolvimento econômico do Estado", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário