Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Votação sobre redução da jornada de trabalho fica para 2010

A proposta de emenda constitucional que diminui a jornada de trabalho para 40 horas semanais não será votada este ano por falta de espaço no calendário, afirmaram deputados nesta quinta-feira após reunião entre sindicalistas e empresários com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). O encontro foi uma tentativa de negociar a votação do projeto que reduz a carga horária máxima semanal de trabalho das 44 horas atuais para 40 horas. Parlamentares ligados aos dois lados elogiaram o encontro, apesar de não terem avançado para um acordo concreto.
CUT
A proposta faz parte de um dos seis eixos que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) está exigindo do Congresso, que é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários.
No último dia 11, cerca de 50 mil trabalhadores se reuniram em Brasília para exigir que o Congresso aprove o PL 01/07, que efetiva a política de valorização do salário mínimo; novo marco regulatório para o pré-sal, que garanta soberania nacional sobre a exploração e o uso dos recursos, destinando-os a políticas públicas de combate às desigualdades sociais e regionais; atualização dos índices de produtividade da terra e aprovação da PEC 438/01 contra o trabalho escravo; ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT; aprovação do PL sobre a regulamentação da terceirização e combate à precarização nas relações de trabalho e, principalmente, redução da jornada sem redução do salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário