Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dengue: Números apontam que a Bahia está na contramão


A Bahia registrou aumento no número de casos de dengue nas primeiras 23 semanas deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, revela balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira, dia 9. Segundo informações enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado da Bahia, 92.420 pessoas contraíram a doença entre 1ª de janeiro e 13 de junho. No mesmo período de 2008, o número de infectados foi de 31.132. Para combater o avanço da doença na Bahia, o Ministério da Saúde intensificou as ações de combate no estado. Entre as medidas, destacam-se o repasse adicional de R$ 9,47 milhões no recurso de Teto Financeiro de Vigilância em Saúde e reforça na divulgação de informações sobre o Aedes aegypti.
Apesar do aumento no estado, os números nacionais apontam redução dos casos de dengue no Brasil. Em todo o país, o número de notificações foi de 361.552 nas primeiras 23 semanas deste ano. Significa uma queda de 49,8% em relação ao mesmo período de 2008, em que foram registradas 719.593 infecções pelo Aedes aegypti. A queda foi registrada em quatro regiões do país. As reduções foram de 65,5% no Sudeste, 49,9% no Sul, 47,3% no Nordeste e 29,9% no Norte. O Centro-Oeste, porém, registrou aumento de 13,8% nas notificações da doença. O índice nesta região foi puxado, principalmente, pelo número de infecções em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, 29.825.
A redução foi verificada em 19 estados e no Distrito Federal. Entre os destaques, estão os estados de Goiás e Minas Gerais, que apesar de estarem entre as unidades com maior número de casos, apresentam redução de 43,0 % e 10,4%, respectivamente.
Além disso, mesmo com registro de casos graves de dengue, os estados do Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, São Paulo e Paraná, não notificaram óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário