Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

EXCLUSIVO: Projeto que estadualiza estradas gera polêmica em Valença


Magno Jouber
O Projeto de iniciativa do Poder Executivo de nº 043/2009 foi aprovado ontem pelos vereadores da Câmara Municipal de Valença em sua primeira votação. Apenas a presidenta da Câmara Diana Farias (DEM) e o vereador Jairo Baptista (PMDB) votaram contra.
A matéria gerou muita polêmica porque tem como objetivo passar para o Estado, trechos das estradas que ligam Valença ao Orobó e Valença a Serra Grande. O projeto foi enviado à Câmara em caráter de urgência, expediente que não permite pedidos de vistas. O vereador Jairo Baptista (PMDB) denunciou que o Executivo abusa do expediente, pois a maioria dos projetos chega à Câmara com pedidos de urgência. Para Diana Farias, o projeto não foi apresentado às comunidades que serão impactadas, ela acha que um projeto de tamanha importância deveria ser mais discutido. “A Câmara quer ouvir as comunidades, seja aqui ou nas localidades”, disse Diana. Ela também tem dúvidas quanto à eficiência do estado, como exemplo, citou o trevo do Guaibim, onde existem vários buracos. Os vereadores Antônio Barreto (PSB), Bertolino de Jesus (PR), Jorge Góes (PMDB) e Raimundo Costa (PP) votaram a favor, mas destacaram os problemas que poderão surgir, caso o estado não assuma as responsabilidades de asfaltar e dar manutenção às estradas. Raimundo destacou que as estradas são patrimônios públicos e é fundamental ouvir as comunidades. O vereador também colocou uma Emenda no projeto destacando que, após dois anos em poder do estado, o município tem a possibilidade de retomar as estradas, caso os benefícios não sejam realizados.
O vereador Jairo Baptista disse que o projeto está incompleto, pois não diz se o governo do estado quer de fato as estradas.
Os vereadores José Batista Gama (PRP), Antônio Heraldo (PTN), Reginaldo Araújo (PP) e Maria Helena Cabral (DEM) foram favoráveis ao projeto, para Maria Helena, o projeto é uma grande oportunidade para melhorar a educação e a economia das comunidades das localidades envolvidas. “A minha preocupação, não é o tempo das perguntas, mas o tempo das respostas”, disse; o vereador Reginaldo Araújo destacou que o estado tem se mostrado incompetente, mas o município também. Para ele, o que importa é o homem do campo ter oportunidades. O s vereadores Antônio Heraldo e Gama, que têm a maioria do eleitorado na zona rural, apóiam o projeto. Para Heraldo (Lelo), “pior que do está não pode continuar”.
O projeto ainda vai para segunda votação e depois segue para a sanção do prefeito Ramiro Queiroz (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário