Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PROJETO DE CRIAÇÃO DE TILÁPIA FRACASSA EM CAIRU



FOTOS: Almoxarifado e tanques abandonados em Torrinhas

Comunidades de diversas ilhas do município de Cairu dizem ter acumulado grandes prejuízos com projetos de responsabilidade da Fundação Norberto Odebrecht, através da Cooperativa Mista de Pescadores, Marisqueira e Aquicultores do Baixo Sul (COOPEMAR). O Projeto, intitulado de Cadeia Produtiva da Aquicultura tinha como objetivo a criação de tilápias estuarinas em tanques-rede. Segundo denúncias de associações de pescadores de Cairu, o projeto foi mal planejado e após um ano de trabalho, os pescadores não tiveram nenhum resultado.
O presidente da Associação de Pescadores de Torrinhas, Canavieiras e Tapuias, João Alecir, afirma que a COOPEMAR entrou com a estrutura (tanques e tilápias) e os pescadores entraram com a mão-de-obra. “Após um ano de muito trabalho, tiramos apenas 20 toneladas de peixe e todo o produto foi utilizado pela COOPEMAR para pagamento de despesas deles, a gente não viu sequer um centavo do nosso trabalho”, desabafa Alecir. Segundo os pescadores, o tipo de peixe colocado nos tanques não se adaptou às condições de salinidade do estuário e a produção foi insignificante, com alto índice de mortalidade.

TANQUES ABANDONADOS
O cenário existente nas imediações de Canavieiras e Torrinhas é de vários tanques-rede abandonados e reclamações dos pescadores que serviram de cobaias para um projeto, no mínimo, sem planejamento. Após o fracasso do projeto, a COOPEMAR sugeriu que os pescadores tomassem empréstimos através do PRONAF, Programa do governo federal. “Se isso tivesse acontecido a gente estava hoje endividado”, disse Alecir.

Um comentário:

  1. esse progeto foi um mal pra nos pescadores q alem de fazer nossas obrigaçoes tivemos tem de tira nosso tempo pra criaçao e so tiver prejuiso

    ResponderExcluir