Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ministério anuncia ação inédita

O Ministério da Saúde e os Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde lançaram ontem um documento inédito com orientações para unificar as ações de vigilância e assistência em saúde para o combate à dengue em todos os Estados e municípios do país.
A publicação "Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue" tem como componentes as ações de assistência ao paciente, organização dos serviços de saúde, vigilância epidemiológica; gestão e financiamento; e controle dos criadouros do Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença a apresentação feita pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão. A ação tem como principais objetivos manter gestores em alerta durante todo o ano e organizar as atividades de prevenção e controle, em períodos de baixa transmissão ou em situações epidêmicas, para evitar epidemias e reduzir o número de casos e de óbitos. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou a importância da articulação entre os três níveis de governo e a sociedade no combate ao mosquito. "Vamos garantir a continuidade das ações durante todo o ano, mas com medidas específicas para cada período. Haverá informação sobre a doença em todos os serviços de saúde e na mídia com orientações de conduta", disse Temporão.
O ministro chamou atenção para pesquisa, realizada com 2.057 brasileiros maiores de 16 anos residentes no Estado do Rio de Janeiro, que revelou que 44% da população creditam à própria sociedade a liderança no combate à dengue. O levantamento foi feito entre 15 e 24 de maio. "O que queremos é que a população, cada vez mais, se aproprie dessa questão e dê continuidade a esse trabalho que o Brasil vem desenvolvendo com grande esforço", comentou Temporão.
Entre os principais itens do documento, estão a mobilização de toda rede de serviços de saúde para adotar a classificação da gravidade dos sintomas como forma de orientar o atendimento aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário