Páginas

sábado, 7 de novembro de 2009

Base Ambiental tem sede em Valença

Foi inaugurada nesta sexta-feira (06/11) a Sede da Base Ambiental de Valença. A Base tem a coordenação da promotora Renata Talarico. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, com destaque para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sinésio Cabral e o procurador Geral da Justiça, Lindivaldo Brito, e mais, o coordenador do Núcleo Mata Atlântica, promotor Sérgio Mendes, secretário do Meio Ambiente, Roberto Queiroz, representando o Prefeito de Valença Ramiro Queiroz (PR), Diana Farias (Câmara de Vereadores de Valença), Tiago Quadros (MPE Valença), representantes do IBAMA, IMA, além dos prefeitos André Lisboa (Ituberá) e Ioná Queiroz (Camamu).
A base irá atuar nos municípios de Valença, Camamu, Taperoá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Ituberá, Marau, Cairu, Igrapiuna, Presidente Tancredo Neves, Ibirapitanga, Pirai do Norte, Gandu, Teolândia, Nova Ibiá e Ubatã.
Sérgio Mendes disse que o local das instalações da Base Ambiental Costa do Dendê é provisória, mas já existem recursos para a construção da Base definitiva. Ele afirmou também que operações, em conjunto com as Polícias Civil e Militas estão sendo realizadas na Região desde o ano de 2005 e que o Projeto é para instalação de seis bases ambientais no Estado, sendo que duas delas (Amargosa e Valença) já estão instaladas e funcionando.
A estrutura da Base conta com participação efetiva do MP, IMA, IBAMA e polícias Civile Militar.
O procurador Geral de Justiça, promotor Lindivaldo Brito, falou após o pronunciamento do desembargador Sinésio Cabral e defendeu o trabalho preventivo. “A repressão tem quer a última coisa a ser utilizada”. Ele reconhece a falta de oportunidade das comunidades que, por ignorância, cometem crimes ambientais, sendo às vezes, essa prática, “o único meio de sobrevivência dessas pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário