Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bandidos voltam a aterrorizar zona rural de Valença

A onda de violência na zona rural de Valença teve mais um capítulo nesta terça-feira (23). Seis homens armados com pistolas invadiram a residência de um senhor de 82 anos e, além de roubarem, ainda agrediram o ancião. Na saída alguns vizinhos do agredido ainda tentaram socorrê-lo, mas foram impedidos devido aos disparos das armas feitas pelos bandidos, felizmente ninguém foi atingido. Mais adiante, o bando assaltou a residência de pescadores levando alguns objetos, inclusive um motor de barco.
A ação dos bandidos é mais uma de uma da série de investidas feitas nos últimos dias tendo como vítimas pessoas que residem na zona rural de Valença. Há cerca de 20 dias bandidos aterrorizaram moradores do Entroncamento de Valença. Na semana passada, a vítima foi um deficiente mental que reside na localidade de Una Mirim e foi baleado no abdômen após tentar defender a sua mãe de um assaltante. O jovem foi encaminhado em estado grave a HGE na Capital do Estado.
Os fatos acima leva-nos a uma reflexão de que após oitenta anos depois, ninguém poderia imaginar que O Capitão Virgulino Ferreira, o Lampião, fosse relembrado. Os episódios citados acima retratam a total insegurança a que foi relegada a nossa zona rural. Só muda a mística de Lampião com seus cangaceiros e Maria Bonita, confundido pelos nordestinos como uma espécie de justiceiro tentando resgatar a miséria e justiça dos coronéis interioranos, senhores da lei e do poder político. A difenciar só a carga pesada das metralhas e a forma de perseguir, antes pelas volantes da polícia despreparada e agora pela despreparada polícia. Parece dar no mesmo, invertendo as palavras, mas, não. O interior da Bahia está a mercer de quadrilhas como antes estava a mercer do cangaço que se refugiava nas caatingas. De mais a mais ficou igual, porque o tempo não distancia ações semelhantes. Pelo contrário, por incrível que pareça, aproxima.
O grito de socorro já vem sendo ecoado há alguns anos, inclusive com a realização de uma sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Valença para discutir segurança pública na localidade de Serra Grande com as presenças de todos os vereadores da época, e representantes da Polícia Militar e Civil, além da presença maciça da comunidade. A ação gerou alguns benéficos como a colocação de viaturas na localidade através de parceria entre a Prefeitura de Valença e a PM. Agora, novamente a zona rural pede socorro e quer uma resposta à altura das autoridades.

Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário