Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Bons exemplos, da Bahia à Índia


Exemplo de município baiano com 15 mil habitantes é destaque na CICI2010. Confira

Quem ainda não esteve em Morro de São Paulo provavelmente ouviu falar desse destino turístico no litoral da Bahia. Mas poucos sabem que a paradisíaca praia fica no município de Cairu, local que guarda outras surpresas e muita história - como o fato de ser um dos municípios mais antigos do país. Além do passado, Cairu tem muito a dizer sobre o presente e principalmente sobre o futuro. O município de apenas 15 mil habitantes - que no verão chega a receber 400 mil turistas - passa por uma transformação que merece ser acompanhada.
Hildécio Meireles, atual prefeito, e Eduardo Athayde, diretor do Worldwatch Institute no Brasil, falaram sobre Cairu num dos painéis da CICI 2010 desta quarta-feira. A explanação mostrou a importância de um projeto com objetivos claros para a recuperação e desenvolvimento de uma cidade. Cairu ganhou o seu em 2005, a partir de parceria com o WWI e a Ong Universidade Livre da Mata Atlântica.
O plano de desenvolvimento estratégico gerou um site - www.cairu2030.com.br - onde ações, resultados e projeções podem ser conhecidos. Os desafios que estão sendo enfrentados são justamente a geração de renda, empregos e capacitação da população, com sustentabilidade. Desde 2005 a receita do município triplicou e a prefeitura vem investindo em ações sociais, focando a educação. "Há cinco anos, a cidade tinha 30 jovens moradores cursando faculdade. Hoje são cerca de 350", explicou Hildécio Meireles.
Fonte: Jamille Soares - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cairu

Nenhum comentário:

Postar um comentário