Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Tuberculose ainda afeta o Baixo Sul


A microrregião do Baixo sul e cidades circunvizinhas continuam a registrarem casos de pessoas com tuberculose. A doença, que atualmente está diretamente ligada à pobreza, afeta principalmente os bairros periféricos da capital e bairros pobres no interior do Estado. A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) disponibilizou no site do órgão estatísticas dos últimos três anos em todos os municípios do estado. Os casos notificados nos municípios do Baixo Sul têm apresentado uma pequena redução a partir de 2007, porém, tanto em 2008 quanto 2009, novos casos foram notificados. Em Valença ocorreram 51 novos casos em 2007, 58 em 2008 e 49 em 2009.
A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contactos próximos (pessoas que tem contato freqüente) têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e não de quem tem a doença latente).
A tuberculose é uma doença de notificação obrigatória (compulsória), ou seja, qualquer caso confirmado tem que ser obrigatoriamente notificado.
A tuberculose afeta principalmente os pulmões (75% ou mais) e é chamada de tuberculose pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário