Páginas

sábado, 22 de agosto de 2009

Documentários viram armas na guerra entre Globo e Record

O embate Record x Globo chega aos documentários. A Record comprou na quarta-feira (19) os direitos de "Muito Além do Cidadão Kane", produção inglesa de 1993 com pesadas críticas à Rede Globo. Em contra-ataque, a Globo negocia "Universal, Uma Ameaça ao País dos Crentes" (2002), documentário francês inédito no Brasil e no YouTube.
Embora só tenha comprado o documentário "anti-Globo" esta semana, a Record já vinha exibindo trechos da obra em seus telejornais, no "Repórter Record" e durante as madrugadas, em programas religiosos. Entre os críticos dos métodos globais que aparecem em "Muito Além do Cidadão Kane" está o presidente Lula, apresentado então como sindicalista.
"Se você tem um instrumento de comunicação que, por dia, fala com 70 milhões (...) e o controle das mensagens (...) é ordenada ideologicamente por um mesmo senhor [Marinho], aí descaracteriza qualquer possibilidade de democracia", diz Lula no filme.
A Globo, por sua vez, negocia o documentário "anti-Universal", produzido para a TV católica francesa KTO. Nele, o bispo Edir Macedo é retratado como o líder de uma legião de fanáticos que leva uma vida de "miliardário" (termo usado no filme). "A gente apertava a mão de Macedo com medo, pois era como apertar a mão do próprio Deus", depõe em vídeo Marcelo Gonzales, ex-membro arrependido da igreja. Informações do Folha Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário