Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ituberá comemora 100 anos com anúncio de água e entrega de títulos de terra



A comemoração do centenário do município de Ituberá, a 308 quilômetros de Salvador, foi realizada nesta sexta-feira (14) com muito colorido, criatividade e o anúncio de obras e ações do Governo do Estado. O desfile das escolas públicas contou um pouco sobre a história e a cultura do município, que tem origem numa aldeia indígena.
Entre as obras anunciadas pelo governador Jaques Wagner estão a ampliação do sistema simplificado de abastecimento de água na localidade de Loteamento Boa Lembrança e a construção para atender a localidade de Josenei. As intervenções vão beneficiar 290 pessoas, com investimento da ordem de R$ 95 mil.
Os pequenos agricultores também foram beneficiados com a entrega de títulos de terra.“Agora vou puder pegar empréstimos para ampliar a minha produção. Fico mais tranquilo com a escritura comprovando que a terra é minha. Agradeço muito por ter tido esta oportunidade”, afirmou o agricultor André Conceição de Souza, 45 anos.
No total foram entregues 145 títulos de terra em Ituberá. Os documentos garantem o reconhecimento da propriedade legal por parte do Estado aos novos donos de direito. Com o título, os produtores podem também financiar melhorias e construções em suas propriedades e ainda fazer o seu cadastro na Previdência Social, garantindo sua aposentadoria.
Desde 2007, foram entregues cerca de 15 mil títulos de terra em toda Bahia, sendo 2,5 mil somente este ano. “Queremos fazer muito mais por Ituberá. E vamos fazer”, garantiu Wagner.
Atividade pesqueira
A atividade pesqueira no município de Ituberá foi reforçada no ano passado com a inauguração de uma fábrica de gelo, com capacidade de produzir três mil quilos por dia, e a entrega de 22 embarcações motorizadas e materiais para confecção de apetrechos de pesca, além de equipamentos para armazenamento do pescado. A ação contou com investimento de R$ 900 mil e beneficiou diretamente 695 pescadores. Informações Agecom.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grandes coisas rsrsrsr, os agricultores continuam vendendo seus produtos, fruto do suor proveniente de seus esforços por remunerações injustas. Em São Paulo por exemplo Coágulo da borracha à 1,50 em Ituberá 1,20 e assim segui a vida nesta terrinha. Em quanto o nivel de exclarecimento das pessoas não aumentar continua nisto ai.

    ResponderExcluir