Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Valença realiza primeira feira agropecuária

Com a finalidade de promover mudanças efetivas e rápidas no cenário agrícola do município de Valença e divulgar a atividade econômica da região do Baixo Sul, será realizado, nestes sábado (15) e domingo (16), a primeira exposição agropecuária do município de Valença, a Expo Valença, no distrito de Guerém, a 21 quilômetros da localidade. O evento ganha destaque com a avaliação do potencial da cultura da Acácia Mangium, em seus aspectos ecológicos, técnicos, econômicos, ambientais e sociais.
Tradicionais e importantes culturas como as do açaí, guaraná, seringa, pupunha e dendê também serão divulgadas, com apresentação e comercialização de seus produtos e derivados. No espaço, ainda será exposto o tradicional artesanato de piaçava e promovida uma rica programação cultural, com a realização de shows musicais, do Festival do Açaí na Tigela e do Concurso da rainha do Açaí.
Para assegurar a sanidade dos bovinos e equídeos que participarão da feira, uma equipe técnica da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) já está de plantão na entrada do parque cobrando dos expositores as certidões necessárias para cada espécie.
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) também estará participando com um estande oficial, onde serão divulgados todos os seus trabalhos na região, no que se refere ao processo de difusão tecnológica, assistência técnica, extensão rural, apoio a créditos agrícolas e divulgação de pesquisas.
Outras ações - Participarão da abertura oficial da feira o governador Jaques Wagner, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, autoridades municipais e produtores da região. Na oportunidade serão inauguradas obras no povoado de Bonfim, reforma de escolas, construção de quadras de esporte, instalação de rede elétrica na zona rural, calçamento de ruas, construção do Parque de Exposições de Valença.
Em seguida, a comitiva visitará a feira e lançará o programa estadual de subvenção do óleo diesel para embarcações de pescadores, na colônia Z 15, em Valença, beneficiando mais de 1,4 mil pescadores ainda nesse ano. Nesta primeira etapa, serão mais de 14 mil pescadores atendidos em todo o litoral baiano. O programa é coordenado pela Bahia Pesca, empresa vinculada a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).
A Prefeitura de Valença estará presente com as suas diversas secretarias, promovendo o cadastramento de produtores para a distribuição de mudas de açaí, acácia, de pintos, povoamento de represas com tilápia, dentre outros. Vale ressaltar que a Expo Valença é uma realização municipal e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Seagri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário