Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

IBAMA: TRUCULÊNCIA, PREPOTÊNCIA E AUTORITARISMO - TAMBÉM NO GOVERNO DO PT



Raimundo Costa. Denúncia de truculência de funcionários do IBAMA em Valença
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Autarquia Federal, vinculada ao Meio Ambiente vem sistematicamente usando de força excessiva e arbitrariedade contra pescadores e empresas de Valença e região do Baixo Sul. As ações do órgão têm provocado indignação de todas as comunidades da região e o grito dos agredidos chegou nesta terça-feira (27/10) à Câmara de Vereadores de Valença, através do vereador Raimundo Costa (PP). Segundo o vereador, os funcionários do IBAMA desconhecem a realidade dos donos de embarcações da região e empresas ligadas à venda de pescados. A fiscalização exercida pelos funcionários do IBAMA humilha, maltrata e causa indignação a todos que presenciam as ações dos trogloditas que, com indisfarçável autoritarismo, extrapolam o limite e tratam a todos os suspeitos (afinal, ninguém ainda foi julgado), como os piores dos marginais. “São multas absurdas, os pescadores são abordados com armas apontadas em suas direções e ameaçados de prisões”. “Eles ditam as normas e fazem o julgamento que acham de direito e ainda debocham de comerciantes e pescadores”, desabafou Costa. O pior, segundo o vereador, é que a maioria dos pescadores da região possui licença para a pesca do camarão, atividade que está no período do defeso. Com isso, para sobreviver (já que, o pescador só recebe o seguro-defeso, com até dois meses após a paralisação), eles são obrigados a buscar alternativas, e para isso, utilizam as embarcações para a captura de peixes. Mesmo assim, o IBAMA agride (sempre com armas apontadas para os pescadores) e usa a sua Polícia de Choque para intimidar, multar e tripudiar dos pobres pescadores.
Todos os vereadores presentes à sessão confirmaram as denúncias do vereador Raimundo Costa. O vereador Reginaldo Araújo disse que todos precisam se indignar. “Eles tratam as pessoas como se fossem verdadeiros marginais, são ridículos e tiranos”, disse Araújo. A vereadora Maria Helena (DEM) disse que a resposta da comunidade de Valença tem que ser a altura das agressões sofridas pela comunidade. Ela sugeriu formar uma comissão para convocar os diretores do IBAMA a prestarem esclarecimentos à Câmara. “Precisamos usar o nosso poder de intimidação e mandar um recado de que a sociedade está atenta”, finalizou.

N.R.
O Portal do Baixo Sul atesta todas as denúncias feitas nesta terça-feira (27/10), na Câmara de Vereadores de Valença contra o IBAMA, haja vista que também fomos vítimas da truculência da “Polícia de Choque” do Órgão que parou o nosso veículo de passeio na Ba 001, próximo ao município de Nazaré, com funcionários do IBAMA, apontando armas em nossa direção e obrigando-nos a descer do carro (com as mãos na cabeça), realizando busca no veículo com a intenção (pasmem!) de fiscalizarem o transporte de camarão.
Também, recentemente, durante ação do IBAMA em madeireiras em Ituberá e cidades próximas, casas foram invadidas, grávidas agredidas e máquinas confiscadas.

Sabemos que as agressões ao meio ambiente precisam e devam ser combatidas, entretanto, isso não dá direito ao IBAMA de agir com carta-branca contra tudo e todos.
O Ministério Público precisa estabelecer limites.

ISSO É R E V O L T A N T E
CHEGA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário