Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

Valença: Lavagem celebra ecumenismo


A cidade de Valença, na Costa do Dendê, comemora no próximo domingo, 25 de outubro, o Dia do Sincretismo Religioso. A data foi instituída pela Prefeitura Municipal e será festejada com a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. O evento é realizado todos os anos, quando todas as divindades de origem africana são homenageadas pelo povo. Participarão da festa 20 terreiros de candomblé, além de grupos de capoeira e apresentações culturais do local, como a Zambiapunga, Grupo Arguidá, samba-de-roda, bumba-meu-boi, filarmônicas, fanfarras, grupos afros, entre outros. O Governo da Bahia, através da Bahiatursa e da Coordenação de Turismo Étnico-afro, apoia o evento.
A abertura da festa em louvor a Nossa Senhora do Amparo recebe das baianas um toque especial. Elas percorrem as principais ruas da cidade até chegar ao adro da Igreja do Amparo, numa demonstração de fé e respeito à cultura afro. De portas abertas, a igreja aguarda a chegada do povo-de-santo – os babalorixás, ialorixás e iaôs (pais, mães, filhos e filhas-de-santo), que invocam os orixás pedindo paz, fraternidade, saúde e bonança.
A Bahia é o maior centro de sincretismo religioso do Brasil. O coordenador de Turismo Étnico-afro da Bahiatursa, Billy Arquimimo, afirma que este é o primeiro ano em que o Governo da Bahia, através da Bahiatursa, participa e apoia a Lavagem do Amparo. “Entendemos que este evento expressa toda a singularidade do sincretismo religioso que a Bahia representa e ele entrará para o calendário oficial de eventos do Turismo Étnico do estado”, afirma.
De acordo com o prefeito de Valença, Ramiro Queiroz, a Lavagem do Amparo só perde em número de baianas para a do Bonfim, em Salvador. “A festa tem mais de 40 anos e um significado grande para a cidade. Não só as baianas, mas a comunidade e as autoridades também se vestem de branco para acompanhar o cortejo”, diz Queiroz.
A procissão sairá da orla de Valença às 14h, seguindo pelas principais ruas da cidade com destino ao adro do Amparo, quando as baianas realizam o ato simbólico de lavagem das escadarias da igreja, lançando suas bênçãos, abrindo oficialmente o novenário para os festejos a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário