Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HORÁRIO DA LAVAGEM DO AMPARO É TRANSFORMADO EM GUERRA POLÍTICA

Nesta manhã, (quinta-feira, 22/10), o prefeito de Valença Ramiro Queiroz (PR), em reunião no seu gabinete, disse ser “desobediência civil” a atitude da presidenta da Câmara de Valença Diana Farias e a oposição em realizar uma Lavagem do Adro da Amparo pela parte da manhã no próximo domingo (25/10). A festa oficial está marcada para acontecer pala pela parte da tarde, contrariando muita gente que quer a manutenção do evento no horário tradicional, ou seja, pela manhã. Segundo Ramiro, a oposição está querendo “bagunçar” o evento, traçando uma festa paralela à oficial. Ele defende a mudança, dizendo ser o horário escolhido pela Prefeitura, o ideal para que os turistas participem da festa. Segundo Ramiro, já existem alguns sites importantes (???) que estão se programando para repercutir o evento. “A Mãe Bárbara, que sempre comparece à Lavagem do Amparo precisa também ter algum ganho com isso”, disse Ramiro, sugerindo que a Lavagem do Amparo possa contribuir para a geração de renda dos que fazem a festa. Ramiro disse ainda que Valença precisa adotar os mesmos métodos de eventos tradicionais que acontecem na Bahia e no Brasil, em que haja a geração de emprego e renda para os participantes.

GUERRA DECLARADA
Algumas pessoas envolvidas na organização da Lavagem do Amparo afirmam que a “guerra” entre o prefeito Ramiro Queiroz e a presidenta da Câmara Diana Farias, começou após a confirmação do convite da presidenta da Câmara ao atual líder dos Democratas e ex-governador da Bahia Paulo Souto para vir a Valença. Segundo alguns observadores, Ramiro só mudou o horário da Lavagem após identificar que Paulo Souto, estaria em Valença na véspera do evento. Alguns ex-ramiristas juram que a intenção de Ramiro de mudar o horário da Lavagem foi justamente para evitar a participação de Souto no evento. Só para contrariar, o ex-governador fez questão de subir a Colina Sagrada, povocando uma Lavagem paralela.
Agora, a guerra está declarada. Acusações, de boicote e desobediência civil, parte do lado da Prefeitura. Enquanto isso, a vereadora Diana Farias se diz tranquila e que subir a Colina Sagrada pela manhã é apenas uma atitude atrelada à visita de Paulo Souto e de manter as tradições.

TERREIROS
Figuras obrigatórias na Lavagem do Amparo, o Cadomblé e o sincretismo religioso, estiveram representados esta quinta-feira no Gabinete do prefeito Ramiro Queiroz, através do presidente da Federação Nacional do Culto Afro-brasileiro (FENACAB), Pai João, reafirmando o compromisso dos terreiros em apoiar o horário oficial da Lavagem. Segundo Pai João, os representantes de terreiros, em reunião com a comissão da festa, se comprometeram em respeitar o horário determinado pela Prefeitura. Ele lamentou a opção de 20 baianas em aceitar o convite da oposição para acompanhar o cortejo pela parte da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário