Páginas

domingo, 4 de outubro de 2009

Professor da UFRB alerta para risco de termelétricas na região


O Engenheiro Agrônomo e professor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) Pedro Paulo denunciou que o Governo do Estado pretende instalar quinze usinas termelétricas na região do Recôncavo. A denúncia aconteceu durante a realização de Audiência Pública, tendo como convidado o IDESV (Valença) para discutir os impactos ambientais nas nascentes do Rio do Braço, ocorrida na Câmara de Vereadores de Mutuípe. Durante a sua palestra, Pedro Paulo alertou para os riscos que toda a região está correndo, caso essas usinas sejam implantadas. “Em um raio de 40 km, os danos causados pelo calor dessas usinas fazem cair todas as folhas das árvores. Usinas são poluidoras ao meio ambiente, produzindo substâncias que causam doenças, também causam a chuva ácida e mudam a qualidade da água, das plantas e dos solos”, disse. O professor também denunciou que as populações dos municípios que terão essas usinas instaladas não foram consultadas se queriam os equipamentos. Segundo Pedro Paulo, O Instituto do Meio Ambiente (IMA) já teria dado o parecer favorável para que as usinas se instalem. Duas dessas usinas serão instaladas no Município de Sapeaçu. Os empreendimentos, que estão na lista das obras do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC), terão capacidade total de 292,3 MW e somam um investimento da ordem de R$ 435 milhões. No projeto atual, as termelétricas serão alimentadas com óleo pesado, considerado altamente poluente. Por conta disso, moradores da cidade, com um pouco mais de 16 mil habitantes, estão preocupados com os impactos ambientais.
Dono de uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o Brasil tem potencial para ser um dos principais atores no debate mundial sobre mudanças climáticas. Mas o país, segundo especialistas, está colocando essa vantagem "em risco". Isso porque o país tem encontrado dificuldades para colocar novas hidrelétricas em operação. O resultado é o aumento do número de termelétricas.
O plano decenal de energia, do governo federal, prevê a construção de 81 novas unidades de usinas térmicas até 2017, sendo que 68 delas são baseadas em combustíveis fósseis, que produzem gases do efeito estufa.
A grande força-motora da energia elétrica brasileira é a água, responsável por 85,9% de todo o abastecimento. Mas a construção desse tipo de usina costuma esbarrar em questões ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário