Páginas

domingo, 25 de outubro de 2009

Lavagem do Amparo é marcada pelo sicretismo religioso


FOTO: Pai João, prefeito Ramiro Queiroz e padre Joseval Lemos
A tradicional Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, que aconteceu neste domingo (25/10) foi marcada po cenas, no mínimo curiosas. Juntos, o pároco da Igeja, Padre Joseval Lemos e Pai João, presidente da Federação Nacional do Culto Afro-brasileiro (FENACAB). Em um determinado momento, o padre Joseval percorreu toda a escadaria da Igreja do Amparo, distribuindo banho de cheiro aos fies. A multidão aplaudiu e testemunhou uma das maiores manifestações de um padre que entende e participa de uma das maiores e mais tradicionais festas do Estado da Bahia. “Valença ganhou na loteria, por ter na Igreja Católica um padre assim”, disse o presidente da FENACAB, Pai João. Perguntado por nossa reportagem sobre a sua atitude, padre Joseval simplesmente disse: “essa manifestação de fé, ninguém pode impedir”.
O sincretismo religioso marcou presença de forma clara na Lavagem do Amparo. Entre as inovações introduzidas pelo padre Joseval Lemos, está a possibilidade dos fies adentrarem à Igreja, que antes, permanecia fechada durante a Lavagem, após a chegada do padre Joseval à Valença, os últimos três anos, a festa contou com as portas da Igreja abertas.
Apesar de muitos contestarem a mudança do horário da Lavagem para o período da tarde, o evento obteve êxito. Segundo o presidente da FENACAB, Pai João, 63 terreiros participaram da Lavagem. Também, um grande número de pessoas, inclusive turistas acompanharam o cortejo que saiu da Orla de Valença, por volta das 15h00 com destino à Colina Sagrada. O prefeito Ramiro Queiroz (PR) estava muito à vontade no meio do povo, demonstrando ser uma das maiores lideranças políticas do Estado. Entre os políticos, o Secretário de Infraestrutura do governo do Estado, João Leão representou o governador Jaques Wagner. Participaram também lideranças da zona rural e alguns vereadores de Valença, além de funcionários públicos e secretários municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário