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terça-feira, 27 de outubro de 2009

Parada Gay da Bahia movimenta turismo do estado



Gays, lésbicas, transexuais, homens, mulheres e famílias inteiras agitaram as ruas do Centro de Salvador, no domingo (25), durante a 8° Parada Gay da Bahia. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 600 mil pessoas levantaram a bandeira do arco-íris num gesto contra a homofobia. O evento é o terceiro maior do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.
A Secretaria do Turismo e a Bahiatursa, que lançaram recentemente, nos Estados Unidos, um Guia de Turismo Baiano voltado para o público LGBT, patrocinaram o evento. “A Parada Gay pode ser vista como um evento que contribui para o desenvolvimento do turismo LGBT. Uma programação que confirma a existência de uma demanda por produtos especializados e voltados para esse público”, afirma a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (Sindihotéis), Silvio Pessoa, informou que o evento movimenta a cadeia turística do estado, apesar de não haver ainda um estudo específico sobre isso. “Não temos ainda uma pesquisa para quantificar os gays e as lésbicas que se hospedam na cidade, mas, com certeza, a Parada Gay traz pessoas de outros estados, de cidades do interior, e, para isso, os meios de hospedagem têm treinamento para lidar com esse segmento. O turista GLBT é o que mais consome e o que tem um alto poder aquisitivo e são muito importantes para a Bahia”, enfatizou Pessoa.

Pesquisa sobre público LGBT
Segundo o Ministério do Turismo, as capitais Salvador, Rio de Janeiro, Florianopólis e São Paulo são consideradas destinos gay-friendly no Brasil. Uma pesquisa feita pela Insearch, especializada em comportamento do consumidor, com 5.315 gays, em 17 estados brasileiros constatou que os entrevistados gastam 40% a mais com lazer do que a média da população, 84% viajam em média quatro vezes ao ano, 36 % já viajaram ao exterior, 57% possuem nível superior e 59% possuem cartão de crédito.
Segundo dados da Abrat GLS o perfil do Consumidor GLS é de pessoas que possuem dupla renda, rendimentos acima da média da população e não tem filhos. São informados e exigentes, consomem mais lazer, cultura, viagens, moda e design e buscam qualidade e excelência no atendimento.

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