Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Remédios vencidos. Faltou dizer

Após denúncia do vereador Jairo Baptista (PMDB) na Câmara de Vereadores de Valença, o PORTAL DO BAIXO SUL publicou matéria sobre centenas de caixas de medicamentos vencidos e amontoados em duas salas no Centro Social Urbano que deveriam ter sido distribuídos para a população carente do município de Valença. A matéria chamou a atenção do Jornal A Tarde que esteve em Valença para apurar os fatos. O vereador Jairo Baptista, autor da denúncia foi procurado pela repórter Cristina Pitta, através de um telefonema. Segundo a assessoria do vereador, Jairo não pode atendê-la naquele momento. Em resposta às denúncias, o Secretário de Saúde de Valença disse que os medicamentos foram adquiridos em gestões anteriores a sua, e que os referidos medicamentos também estariam fora da lista de prescrição dos médicos do município. Restou apenas um caminho: aguardar e incinerar todos os medicamentos que estavam vencidos.
Faltou dizer: havia medicamentos que estavam com seus vencimentos previstos para janeiro de 2010, portanto um ano após o atual governo tomar posse;
Fato semelhante ocorreu no início do ano de 2009, quando o mesmo vereador denunciou e apresentou em vídeo e fotos, medicamentos vencidos e amontoados no mesmo espaço dos atuais;
Fica a pergunta: por que a Secretaria de Saúde não levou a público o fato, antes das novas denúncias do vereador, e assim, se eximir de qualquer responsabilidade?
E por que não responsabilizar quem comprou os medicamentos de forma equivocada, já que eles (os medicamentos) não teriam utilidade, haja vista que os médicos não os prescrevem.
Resta mais uma vez alertar a Secretaria de Saúde de Valença para que os erros do passado, cometidos por irresponsáveis, não se repitam daqui para frente.
Que se faça uma pesquisa dos principais medicamentos utilizados por nossa comunidade para evitar desperdício.
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário