Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

SAMU GANHA REFORÇO DE 67 AMBULÂNCIAS

Com a incorporação de 67 novas unidades de suporte básico de Saúde (USB) ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Bahia, o serviço chegará a cerca de 8,1 milhões pessoas no estado. A cobertura, que no início de 2007 era de 37,93%, passará a 57,5% da população baiana. A cerimônia de entrega das novas ambulâncias, que foi realizada nesta terça-feira (6), na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), contou com a presença do governador do estado, Jaques Wagner, e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.
Serão 66 municípios contemplados com as USBs, abrangendo seis microrregiões, que têm como sedes os municípios de Teixeira de Freitas, Brumado, Barreiras, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. As 67 novas USBs somam-se às 118 já existentes no estado e às 34 unidades de suporte avançado, formando a rede do SAMU baiano. Para o recebimento das ambulâncias, as prefeituras tiveram seus projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009.
Com essa expansão, a Bahia passará dos atuais cinco SAMUs regionais, com sede nas cidades de Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Paulo Afonso, para onze, com a inclusão das regionais de Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, além de Juazeiro e Senhor do Bonfim. A estimativa da Sesab é que até o final de 2010 cerca de 10,3 milhões baianos tenham acesso ao SAMU, o que significa uma ampliação de 92,9 % na oferta do serviço, em apenas quatro anos.
O investimento para implantação do SAMU é de responsabilidade do Ministério da Saúde, disponibilizando os equipamentos das ambulâncias de suporte básico e avançado de vida, assim como os recursos para a Central de Regulação Médica das Urgências. O custeio mensal de cada equipamento do SAMU-192 é de responsabilidade conjunta das três esferas de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário