Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

Conerh exige plano para redução de impurezas em rio e seus afluentes

O Jornal A Tarde deste domingo (27), traz matéria assinada pela repórter Cristina Santos (Sucursal de Santo Antônio de Jesus), sobre a exigência do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), de as entidades, públicas ou privadas, que utilizam as águas do Rio Subaé apresentar em seis meses planos para reduzir o nível de impurezas no rio e seus afluentes. O município de Santo Amaro da Purificação, que teve a sua construção a partir do Subaé, precisa urgentemente apresentar esses planos. Ainda segundo a reportagem, O prefeito do município, Ricardo Machado (PMDB), garantiu que o plano está sendo elaborado, mas não deu detalhes, nem informou quais profissionais estão elaborando o conjunto de ações. Em Feira de Santana, onde fica a nascente do Subaé, o secretário do Meio Ambiente, Antônio Carlos Daltro Filho, afirmou que engenheiros ambientais estão definindo as medidas que serão adotadas até 2012, prazo concedido pelo Conerh para efetivação dos planos de despoluição.
Embora abriguem trechos curtos da bacia do Subaé, as prefeituras de Amélia Rodrigues, São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos também têm que apresentar seus projetos. De acordo com o informado pela Secretaria de Meio Ambiente de Amélia Rodrigues, o principal compromisso do município é construir uma estação de tratamento quando implantar seu sistema de esgoto. Atualmente, a bacia do Subaé recebe mais de 30 milhões de metros cúbicos de efluentes domésticos e industriais.
A implantação das medidas será fiscalizada pelo Instituto de Gestão das Águas (Ingá). Segundo a assessoria de comunicação do Ingá, a bacia foi priorizada em função da grande demanda de uso e ao fato do rio e seus afluentes apresentarem muitos problemas de poluição desde a sua nascente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário