Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CÂMARA DE VEREADORES DE VALENÇA - Projetos que beneficiam as comunidades mais carentes foram aprovados por unanimidade


Boas notícias foram trazidas pela Vereadora Diana Farias (DEM) durante a Sessão Ordinária do dia 15. A Edil informou que já se encontra residindo em Valença um representante do Grupo MPE. O objetivo do mesmo é tentar agilizar o processo de reativação do aeroporto de Valença. Vereadores José Gama (PRP), Bertolino de Jesus (PR) e Antônio Barreto (PSB) buscaram mais uma vez melhorias para a zona rural, em especial para as localidades Rio do Engenho e Tarimba. “Gostaria de ressaltar algumas necessidades urgentes para o Tarimba, como: remédios para o posto médico, construção da ponte, recuperação do telhado da escola e iluminação”, indicou Barreto. Gama solicitou mais uma vez que o Executivo passe uma máquina na estrada da localidade de Boa Vista.
Os postos de saúde da sede também estão preocupando o Legislativo Valenciano. A Vereadora Maria Helena Cabral (DEM) reforçou a necessidade da presença de um guarda municipal no posto do bairro do Jacaré. A Edil aproveitou para parabenizar a Secretaria de Saúde pelo Seminário sobre atenção básica que está sendo organizado e previsto para acontecer dias 24 e 25 deste mês. Vereador Jorge Góes (PMDB) complementou a indicação da colega: “Gostaria que o Executivo enviasse também um médico para aquele posto, pois os moradores estão sendo socorridos pelo posto da Urbis”.
Mas, um dos grandes destaques da Sessão, foi a primeira aprovação por unanimidade do Projeto do Vereador Jairo Baptista (PMDB) contra a cobrança da taxa de religação de água, cobrada pelo SAAE, desde que o corte não tenha sido solicitado pelo proprietário do imóvel. O Vereador informou que “pelo fato da inadimplência se dar principalmente na classe social de baixo poder aquisitivo, essa cobrança prejudica as pessoas mais pobres de nossa sociedade”. Para o Edil, o próprio desligamento já é considerado como a punição, e a cobrança dessa taxa seria uma dupla punição.
Vereador Bertolino explicou que na semana passada havia pedido vistas apenas para analisar alguns documentos enviados pelo SAAE, mas que seu voto já estava decidido em favor do mesmo. “Devo uma satisfação, pois quando esse projeto foi colocado em votação ainda não havia feito um estudo aprimorado do mesmo. E sei que é minha obrigação conhecer detalhadamente cada projeto que passa por esta Casa. No entanto, jamais cogitei votar contrário. Sabemos muito bem das dificuldades econômicas e sociais que nossa cidade enfrenta e não ficaria contrária a uma proposta viável, que visa colaborar com melhores condições de vida para nosso povo”, reforçou a Vereadora Maria Helena.
Outros projetos importantes foram aprovados em segunda votação: Projeto A Câmara vai a Escola (da Mesa Diretora da Câmara Municipal), Projeto Habitação Solidária (do Executivo), Projeto de Lei que proíbe o SAAE de suspender o fornecimento de água nas instituições mantidas pelo poder público municipal (da Câmara/Vereador Reginaldo Araújo (PP)).

Autor / Fonte: Vanessa Andrade – Assessora de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário