Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

POLUIÇAO AFETA O RIO UNA


Em Valença, o Rio Una também se encontra em estado deplorável, com altos índices de poluição. Uma reportagem, de autoria do jornalista Magno Jouber, publicada em março deste ano pelo Jornal A Tarde, chamou a atenção para a necessidade urgente de uma interferência a nível estadual visando à construção do esgotamento sanitário do município. Segundo a reportagem, quando passa a fazer parte da área urbana de Valença, o rio recebe diariamente aproximadamente 15 toneladas de coliformes fecais. A matéria foi baseada em uma pesquisa sobre as condições de risco ambiental realizada no Rio Una, onde foi constatado que o nível de coliformes fecais presentes na água a tornam imprópria para consumo e banho. O estudo foi de autoria do professor da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e ambientalista Edgard Otacílio de Oliveira, e avaliado pela professora Joana Angélica Guimarães da Luz (UFBA), constatando que o índice – cuja unidade de medida é número Mais Provável (NMP) – de contaminação para cada 100 mililitros de água varia entre 490 NMP e 24 mil NMP.
Por enquanto, apesar da propagando do governo do Estado em outdoors espalhados, inclusive em Valença, sobre o Programa Águas para Todos, até agora, nenhuma sinalização foi dada para o município sobre uma possível intervenção do Estado para solucionar o problema, que segundo especialistas, custa caro e o município não tem condições de bancar.

Um comentário:

  1. Ter um Rio passando pelo meio de uma cidade é um grande privilégio e esse rio é importantíssimo para nossa cidade não apenas pela sua beleza. parece até engraçado falar assim , não é? Mas é bonito sim ,apenas está poluído.Ele é bonito pela sua natureza, pelas embarcações que se configuram em sua paisagem pelo turísmo que se utiliza dele , pela pesca , pelas formas de vida.Mas este rio está morrendo e por culpa nossa que somos acomodados e não reivindicamos nada , culpa dos representantes que governa a cidade que não faz uma intervenção junto ao governo federal ou estadual. "água mole pedra dura tanto bate até que fura". Eu digo uma coisa se estivessemos insistindo nisso alguma coisa já teria sido feita . Então devemos incomodar até ver resultado. Mas as pessoas infelismente só fecham a porta depois que o ladrão rouba. Depois não venha chorar a falta do nosso rio.Não podemos mais ficar de braços cruzados.
    Meu nome é Viviane Queiroz moradora da cidade de Valença-BA e me preocupo com o nosso Rio.

    ResponderExcluir