Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Exclusivo: Jornal valenciano de 1958 relata fatos do Município, do Estado e do País


O Portal do Baixo Sul recebeu uma verdadeira relíquia: a Edição do Jornal VALENCIANO intitulado “A SEMANA”, datado de 1958 de número 494. O Jornal, que tem como proprietário Álvaro F. Maciel e gerente Artur T. Guimarães, destaca notícias da época, sendo esse Periódico fundado em 1947. Há exatos 62 anos. A Edição do “A SEMANA” traz reportagens com riquezas de detalhes da época, inclusive com a matéria do desvendamento de um duplo homicídio, cometido em Valença contra uma mãe e o seu filho.
Veja relato do “A SEMANA”, com descrição original daquela época

CRIMES BARBAROS
Na manhã de 15 do corrente os moradores do lugar denominado Garapa, deste Município, foram abalados com as notícias dos bárbaros assassinatos ali ocorridos nas pessoas do menor Josué Barreto e sua genitora Ernestina Barreto.
Os assassinos agiram frio e covardemente atacando o menor de doze anos Josué Barreto, dando-lhe pauladas na cabeça esfacelando o crânio, arrando-lhe o cérebro, com um pau de chanfro à guisa de cavador e enterrando no mato, isso às 19 horas do dia 14; e no dia seguinte às 7 da manhã foram a casa da dona Ernestina que se encontra sozinha em casa e abateram-na a golpes de machado com o fim único derrubá-la, ficando depois, só dois criminosos entre as demais pessoas lamentado o ocorrido sem a menor sombra de remorso, até que o sub-Delegado do Distrito, Sr. João Barreto, que ali chega, e após averiguar, prendeu em flagrante delito os dois criminosos que são Firmino Gomes dos Santos e Maurino Alves dos Reis.


Jornal traz casamentos e fatos políticos da época
O “A SEMANA” traz detalhes impressionantes do ano de 1958. A Coluna “Vida Valenciana” traz as comemorações de datas festivas de personalidades da época com aniversário e casamentos. Como fato político, “A SEMANA” destaca “Os principais Fatos do mês”, com atenção para o Estado de Minas Gerais com relato que diz: “Travasse em Minas, no seio do PSD, desde agora, a luta pelas posições de comando político da sucessão governamental do Sr. Bias Fortes, em 1956 (e conseqüentemente da sucessão presidencial, no mesmo ano). Para alguns observadores, a luta começou quando o Sr. José Maria Alkimim saiu do Ministério da Fazenda. Não o sustentaram os amigos e correligionários de Minas. Naquela hora, de difícil decisão, logo a seguir, acontecimento e importante decisão, toma posse na Secretaria da Fazenda de Minas, o Sr. Tancredo Neves”.
As quatro páginas do “A SEMANA” que estão em nossas mãos, atestam para relatos coerentes e verdadeiros da época de sua publicação. Dados como: devedores da “Taxa de Lixo” da Prefeitura de Valença; destaques da Revista “O Cruzeiro”, casamentos e aniversariantes da época e até o anúncio de “Compra” (venda) de uma casa na esquina da Barão de Jequiriçá, atestam para a veracidade das informações.

Veja matéria completa no Jornal Infolha desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário