Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A PÁTRIA DE CHUTEIRAS

Em cada Copa, a Seleção parece absorver características do que acontece no país em sua época, meio moldada pelos ares políticos. Em umas mais nitidamente, em outras menos. Os assuntos da semana passada discutidos e debatidos em todo o país tornaram-se pequenos para a grande mídia (leia-se veículos de comunicação do Sul do País), em comparação com a LISTA DE DUNGA. Longe de querermos ser fatalistas e sabendo que não devemos confundir a tal lista com a Lista de Schindler resta-nos começar a lembrar aos nossos santos, orixás, deuses e tudo mais que possamos nos agarrar que vai começar mais uma Copa do Mundo e, que como diz o slogan da Rede Globo, “O Nosso Esporte é Torcer pelo Brasil”, e aconteça o que aconteça, não devemos questionar a tal lista. É isso ai que o Homem quer, e pronto. Quem não gostar que mude de país.
Mas alguns temas coadjuvantes também foram ventilados. Em entrevista ao Jornal da Band, uma menina de no máximo oito anos estava revoltadissima por ter gasto dinheiro com figurinhas de Adriano e Ronaldinho para o álbum da Copa, e por conta da convocação de Dunga, essas figurinhas tornaram-se excluídas e tão somente objeto de prejuízo.
Longe de fazer tanto barulho, as matérias sobre a perigosíssima relação mantida pelo secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, que também responde pela presidência do Conselho Nacional de Combate a Pirataria, com um dos principais chefes da máfia chinesa em São Paulo, Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li, preso recentemente pela Polícia Federal. Além de não negar que era amigo de Li há mais de uma década, Tuma Junior teve conversas telefônicas com o amigo divulgadas, conversas nas quais ele encomenda para si celulares vídeo games e computadores mais baratos.
Enquanto isso, os muambeiros são parados nas estradas e suas mercadorias tomadas, autuados por contrabando e levados para delegacias como manda a Lei.
Mas tudo isso é só um detalhe, o importante é comprar a camisa da Seleção, figurinhas repetidas e soltar o grito: “É Hexa!
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário