Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

BOIPEBA COMEMORA FESTA DO DIVINO


A Ilha de Boipeba, no município de Cairu - Costa do Dendê celebra no próximo final de semana (entre os dias 22 e 24 de maio) o encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição de cunho religioso, de origem portuguesa, influenciada por traços culturais africanos e indígenas, que já faz parte do calendário da cidade.
A festa do Divino é celebrada sete semanas após a páscoa, no domingo de Pentecostes e marca a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo, sob a forma de línguas de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Em Boipeba, como em outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados pelo forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural.
Na programação estão previstas, rezas, missas, batizados e procissão. Depois de nove dias de preparação, o ponto alto acontecerá neste sábado (23), com a chamada “Salva do Divino”, um ritual preservado há séculos, a “Celebração Festiva do Divino Espírito Santo”, e no domingo (24), a celebração eucarística, com procissão marítima.
No roteiro cultural a animação fica por conta da agitação da Banda Harmonia do Samba, com o cantor Xandy, e do animado forró da Banda Anjo Azul, que se apresentam à partir das 22h do sábado, em praça pública. A programação continua no domingo com a apresentação de diversas atrações locais.
Boipeba é um dos mais belos cenários do litoral baianos, com vastas áreas de manguezais, reservas de Mata Atlântica, dunas, restingas, praias e recifes de corais. A Ilha, localizada no Baixo Sul da Bahia, é marcada pelas belezas naturais e pela hospitalidade do seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário