Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

GOVERNO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE UPAS

A autorização para a construção de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) será assinada pelo governador do Estado, Jaques Wagner, e pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, nesta sexta-feira (21), às 10h, na governadoria. As quatro primeiras unidades do estado serão construídas nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras e Itabuna. A previsão é que as obras, que terão um investimento de cerca de R$ 11,1 milhões, sejam executadas em seis meses. Essas são as primeiras, de quatorze UPAs que o Ministério da Saúde já aprovou para implantação no estado.
Segundo a Sesab, o município de Valença teve aprovado em novembro de 2009, uma das unidades disponibilizada pelo governo. A UPAS foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e no Colegiado de Gestão Microrregional. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade será implantada no bairro da Bolívia.
As UPAs integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Elas são responsáveis por estabilizar o quadro clínico dos pacientes, definir um diagnóstico e analisar a necessidade de encaminhá-los ou não a uma unidade hospitalar. Nas unidades, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades
As unidades são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, integram a estratégia de atendimento às urgências, e estão diretamente relacionadas ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência - SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Em Salvador, a UPA funcionará ao lado do Hospital Roberto Santos. A unidade de Feira de Santana ficará localizada no complexo hospitalar Lopes Rodrigues e Clériston Andrade. Na cidade de Barreiras, a UPA será construída no loteamento Parque Novo Horizonte e em Itabuna será no loteamento Jardim Jaçanã. As UPAs Salvador e Feira de Santana são do porte 3, enquanto as de Barreiras e Itabuna são do porte 2, definidos de acordo com a população da região a ser coberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário