Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GERAÇÃO DE EMPREGO EM VALENÇA NÃO ATENDE NECESSIDADES DA POPULAÇÃO

Após divulgação nesta quarta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de um saldo de 97 empregos gerados no mês de maio em Valença (veja matéria abaixo), os trabalhadores que buscam ocupação com carteira assinada estão longe de ter uma boa notícia. Mesmo com instalação de filiais de grandes empresas do varejo, como os supermercados G Barbosa e Todo Dia, o déficit de ocupações, que segundo setores da Prefeitura é de 30 mil desempregados no município não atende as necessidades das centenas de jovens que se formam todos os anos em colégios de ensino médio e até cursos universitários. Segundo o MTE, o comercio local possui 2.439 estabelecimentos comerciais cadastrados no órgão que juntos, empregam 6.836 trabalhadores.
Com isso, o emprego informal se espalha em toda a cidade, com disputas de camelôs por pontos privilegiados no centro comercial criando atritos com os empresários do comércio local.
Em Santo Antônio de Jesus, município com uma população semelhante a de Valença (cerca de 90 mil habitantes), que comprovadamente possui o comércio mais forte da região, emprega 12.913 trabalhadores e possui cerca de 500 estabelecimentos comerciais a mais que Valença. Isso representa mais gente recebendo os direitos trabalhistas (FGTS, férias, 13º salário etc.), aquecendo o comércio local.
MagnoJouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário