Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SECRETARIA DA AGRICULTURA QUER INDUSTRIALIZAR PRODUÇÃO DO BAIXO SUL

A região do Baixo Sul do Estado, com 16 municípios, pode se transformar em um dos maiores polos produtores da agropecuária baiana, com a intensificação da produção de cacau, dendê, cravo, guaraná, pimenta, piaçava e a instalação de indústrias para agregar valores aos produtos.

Esta é uma das metas da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), manifestada nesta terça-feira, (22), pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao presidente da Cooperativa Central dos Empreendedores do Estado da Bahia, (CCES), Edson Tenório Albuquerque Filho, durante visita ao Sindicato Rural de Camamu.
O secretário destacou que deverá ser realizado um levantamento no Baixo Sul para identificar as fórmulas para atração de indústrias e de investidores, a exemplo do que está sendo feito na região Oeste, onde a Fundação Getúlio Vargas já desenvolve um estudo profundo visando à implantação de indústrias para agregar valores às cadeias do algodão, do milho e da soja.
“Essa região é abençoada, aqui se produz tudo”, disse Salles, que participou, em Camamu, da abertura do Dia da Agricultura Familiar, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com apoio da Seagri e da prefeitura local. O diretor de Pecuária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles, também integrou a comitiva que visitou o município.
Atualmente, os produtos são comercializados in natura, por cada uma das seis cooperativas ou pela própria CCES. A exportação, ainda em pequena escala, é feita para países como a Bélgica, Inglaterra, França e Emirádos Árabes. Somente a Ambev, conforme Edson Tenório, compra 300 toneladas por ano de guaraná produzido em Taperoá.
Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário