Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

VIOLÊNCIA EM VALENÇA: HERALDO ACIONA O MP-BA QUANTO A GRAVE SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO


O deputado estadual Heraldo Rocha enviou requerimento ao Ministério Público do Estado da Bahia denunciando e requerendo a apuração do quadro de insegurança na região do Baixo Sul da Bahia, especialmente no município de Valença.
O parlamentar inicia seu documento lamentando o fato de que Valença, que em outros tempos era vista e conhecida pelo turismo e pelas belas paisagens, hoje, é mais conhecida em toda a Bahia pelos altos índices de violência e tráfico de drogas, onde os cidadãos e cidadãs de bem que lá residem, vivem com medo e sem coragem de circularem pelas ruas locais.
Dados oficiais dão conta de que, no ano passado, o município registrava 48,31 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, acrescenta o deputado, dizendo também que atualmente, o índice é quase o dobro de todos os homicídios dolosos ocorridos no Estado no mesmo período, quando, naquela oportunidade, foram registrados 29,08 para cada grupo de 100 mil habitantes. Durante todo o ano de 2009, ocorreram 4.256 homicídios em todo o estado da Bahia, sendo que em Valença foram 43 homicídios dolosos.

A onda de assassinatos na região fez, recentemente, pelo menos 12 vítimas, aponta o líder oposicionista, acrescentando que entre estas está o chocante assassinato de uma mulher grávida de nove meses durante tiroteio entre duas gangues rivais que disputam espaço de drogas no município, mais precisamente no bairro da Bolívia. Nesse mesmo tiroteio também morreram outras duas pessoas cujos assassinos empreenderam fuga sem dificuldades.
Heraldo Rocha informa também que, segundo membros da sociedade valenciana, a polícia local tem conhecimento de que existem quatro gangues rivais que disputam espaço e poder do tráfico na cidade, mas pouco pode fazer porque o efetivo, de 600 Policiais Militares da 33ª CIA, foi reduzido a cerca de 200 para atender toda a região, o que, pela demanda existente, é muito pouco. Além disso, são constantes as denúncias de assassinatos (como as três pessoas mortas no bairro da Bolívia), todos, segundo a polícia, com características de execução.
"Espero que o Ministério Público do Estado da Bahia adote as necessárias providências, através de ação própria, visando a realização de rigorosa apuração de todos os fatos envolvendo a onda de crimes em Valença, e que assim, como resultado, o governo da Bahia se digne, o mais urgentemente possível, em dar a necessária, esperada e merecida atenção à população da cidade de Valença na área da segurança pública. Valença não merece viver essa situação, fruto da falta de políticas públicas por parte do Estado para acabar com esta problemática. Lamentável se traduz mais este descaso governamental, o que só faz transformar esta difícil situação em um ciclo vicioso onde cresce, a cada dia, a insegurança nos lares valencianos", finaliza Heraldo Rocha.
Fonte: Assessoria do deputado Heraldo Rocha (DEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário