Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Leptospirose ainda faz vítimas na Bahia

A leptospirose, uma doença considerada de países pobres ainda afeta o Estado da Bahia. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, nos primeiros cinco meses deste ano, 147 pessoas foram infectadas pela doença em todo o Estado. Salvador, com 87 casos e Ilhéus, com 15 são os municípios mais afetados. Valença aparece com 02 casos.
O contágio vem evoluindo, já que em 2007 foram 265 casos; em 2008 foram 261 e em 2009 os dados apontam para 328 pessoas infectadas, com 29 óbitos. Em Valença, foram 08 infectados e pelo menos duas pessoas morreram em decorrência da doença.
A leptospirose é uma doença bacteriana que provoca infecção nos seres humanos é freqüentemente causada por água, alimentos ou solo contaminados pela urina do rato que são ingeridos ou entram em contato com membranas mucosas ou com fissuras ou rachaduras da pele. A infecção é mais comum em áreas rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, quando alguns dos animais mencionados entram em contato com alimentos armazenados em depósitos não devidamente isolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário