Páginas

sábado, 5 de junho de 2010

17 estudantes morrem em acidente entre caminhões em Laje


FOTO: A TARDE

A vida de 17 estudantes que viajavam na carroceria de um caminhão de Laje para São Miguel das Matas foi interrompida de forma trágica na noite desta sexta-feira (4). A F4000 que transportava pelo menos 20 alunos bateu de frente numa carreta tipo bitren, placa BBN 2151, de Apucarana, Paraná, carregada de uréia, na BA-420, que liga Mutuípe a Laje. Um dos quatro feridos que foram encaminhados para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus morreu nesta madrugrada. Davi Moura Figueredo 17 anos. Outros três estudantes ficaram gravemente feridos e continuam internados. Joedson dos Santos , 15 anos, e Ueferson Alberto Texeira, foram encaminhados para o HGE, em Salvador. Jaise Santos Sales , 21 anos, continua internada no Hospital Regional. O local do acidente, de difícil acesso, atrapalhou o resgate dos corpos feito por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Jesus, polícias Militar e Civil das cidades vizinhas, além de moradores. Om salvado acidente aconteceu na Curva do Napoleão, já na saída da cidade de Laje.
O resgate dos corpos foi muito difícil pela precária iluminação, além da dificuldade de acesso, já que o caminhão caiu num córrego ficando por baixo da carreta. Segundo informações colhidas no local, a carreta invadiu a contra-mão atingindo o caminhão de frente, empurrando-o por pelo menos 20 metros, caindo na ribanceira. O motorista da carreta, que não foi identificado, saiu ileso do acidente e fugiu do local.

Segundo informoiu o prefeito de São Miguel das Matas, Tété, os estudantes procuraram a prefeitura para coloborar coim eles emprestando um carro, mas a prefeitura não tinah nenhum disponível. Um dos estudantes, Samuel Flores, pegou o caminhão do pai, uma F4000, mas não tiha habilitação para dirigir esse tipo de veículo. O prefeito decretou três dias de luto no município.

GINCANA
Os estudantes passaram o dia de ontem na cidade de Laje realizando uma das tarefas da gincana estudantil da qual participavam. Eles viajaram 20 km entre São Miguel das Matas e Laje para cumprir a tarefa que era arrecadar cestas básicas para a gincana que acontecia no Colégio Estadual Aldelmiro Vilas Boas, em São Miguel das Matas. Quando retornavam para esta cidade por volta das 17h40, aconteceu o trágico acidente.
Moradores que presenciaram o acidente contaram que a carreta, que chegava em Laje se desgovernou na estrada batendo de frente com o caminhão. Populares disseram que a carreta ficou atravessada na pista, com a metade da carroceria pendurada na ribanceira, interrompendo o tráfego na rodovia. Pessoas que moram perto do local do acidente ouviram o estrondo causado pelo impacto entre os dois veículos e prestaram os primeiros socorros às vítimas até a chegada das equipes de resgate do Corpo de Bombeiros.

A maioria dos estudantes cursava o 3º ano do Ensino Médio e a média da idade deles era entre 13 e 22 anos. A maioria das vítimas não pode ser identificada porque os documentos não foram encontrados. Entre os que morreram, identificados por familiares e amigos das vítimas, estão o estudante ; Naiara Souza Camargo dos Santos, 17 anos; Ézio Muriele, e outro estudante de prenome Silas. Os corpos ficaram entre as ferragens, dificultando o resgate, além da escuridão no local. Os sete estudantes que ficaram feridos no acidente foram levados para o Hospital Regional de Laje e Regional de Santo Antônio de Jesus.

TRAGÉDIA FAMILIAR
A enfermeira Kátia Souza Camargo viveu uma tragédia familiar na noite de ontem. Assim que soube do acidente com os estudantes, foi numa ambulância da secretaria de Saúde da Prefeitura de São Miguel das Matas para prestar socorro às vítimas. Ao chegar ao local, viu a própria filha ser resgatada morta. “Nesse momento o desespero tomou conta dela, vendo a filha daquele jeito. Mesmo sabendo que a garota tinha viajado para Laje, ela não imaginava encontrá-la morta. Foi um acidente horrivel. E o regate foi demorado porque o acesso ao local era difícil e anoiteceu rápido. Além disso, o caminhão onde os estudantes viajavam ficou debaixo da carreta”, contou o radialista Fabrício Lopes.

11 comentários:

  1. Essa ativida tem que ser abolida das escolas, para que mais vidas não seja estipadas e que não haja conflitos entre jovens participantes, dessas atividades chamadas extra classe, que só gera disputa desleal, violência e agora morte...

    ResponderExcluir
  2. Debatendo sobre o comentário de Jenifer Lais.

    Na minha opinião não é necessário que este tipo de atividade seja abolida das escolas,é até uma forma diferente e divertida de educar.Acidentes acontecem em todo lugar, também não importa a atividade, se foi escolar se foi um passeio do trabalho isso não diferencia em nada.

    ResponderExcluir
  3. Debatendo o comentário de Bia ...

    estou falando como estudante , pois vejo muitas coisas que não são corretas em gincanas colegiais ... Eu sei muito bem que acidentes acontecem em qualquer lugar , mais se naum houvesse essa prova na gincana eu acreditaria que esse acidente poderia ter cido evitado ...E em gicanas occorrem muitas disputas, intrigas i violências ...

    Deixo aqui o meu ato de solidariedade , meus pezames a todos os familiares .... Que Deus fortaleçam a todos vcs necessitados ...

    ResponderExcluir
  4. Eu, sinceramente, não vejo o que as gincanas ensinam. Apenas estimulam a competitividade. Na busca pela vitória, é comum ver os estudantes fazerem de tudo inclusive arriscar sua integridade física. As escolas tem que repensar as atividades que propõe para que estas ensinem valores como a união, fraternidade e honestidade, coisa que as gincanas não costumam ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a abolição não seja a solução do problema, mas sim a regularização, pois tal acidente ocorreu por imprudencia. Se estivessem em um veiculo adequado ao transporte coletivo, provavelmente com poltronas e cintos de segurança, esse acidente teria um numero bem menor de vitimas fatais. Uma solução para diminuir acidentes como esse é levar essa realidade às escolas, mostrando aos jovens o que a imprudência no trânsito pode fazer, por meio de palestras e dos próprio dos professores. Isso torna-se tão necessário pelo fato dos jovens tornarem-se condutores de veiculos geralmente ao concluir ou proximo a conclusão do ensino médio. Tal providência os deixariam cientes e precavidos de erros ao conduzir um veiculo.
    Deixo meus pezames a todos os familiares e amigos das vitimas, que Deus lhes proporcionem muita força, saúde e fé para amenizar essas perdas.

    ResponderExcluir
  6. No municipio de SMM falta muitas coisas Mas agora não adianta falar disso Não vai trazer os jovens de volta
    Meus pêsames a todos os familiares e amigos das vitimas

    ResponderExcluir
  7. Sou funcionario de uma seguradora, e acabo de chegar a sao paulo, apos viajar durante 20 dias pelo sudoeste e sul da Bahia, para conhecer as estradas, as cidades e os guinchos que trabalham para as seguradoras. Passei por essa regiao e estou profundamente entristecido. Pelos jovens , alguns quse crianças ainda, que se foram desnecessariamente. Posso ate ter cruzado com algum deles nesses dias. Na minha visao a Gincana bem conduzida só tem pontos positivos pois inicia um ensinamento para o mundo que é competitivo. O que precisa ser discutido sim, é a condiçao assassina das estradas que percorri, de caminhoes e carros sem condicoes de trafego e acima de tudo, pessoas nao podiam estar em cima de um caminhao ! a escola tinha que monitorar essa situacao. Meus sinceros pesames. LP

    ResponderExcluir
  8. Robertinho Cardoso

    Infelizmente Aconteçeu Ninguem pode masis voltar atrás!!!!!

    Meus pêsames a todos os familiares das vitimas!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu acho que quando tudo é feito da forma certa, teremos mais chances de terminar da forma certa tbm, mais independente de ser uma gicana ou qualquer outro tipo de viajem, se nao tiver coerencia e responsabilidade no que estejam fazendo, tudo acabara da pior forma; eu tive na cidade no dia do velório e sentir de perto a tristeza de toda a cidade; QUE DEUS CONFORTE O CORAÇÃO DE TODA FAMÍLIA...

    ResponderExcluir
  10. tbm concordo ,atividades extra classe , é uma forma de ganhar nota mais facil , e atrapalhando até od esempenho dos alunos
    mais uma tragedia dessas , nossa fico sem saber oq ue dizer =/ só que todos descansem em paz

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir