Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quanto custa um voto?

Segundo reportagem do Correio da Bahia, Imagens em vídeo, as quais o Jornal teve acesso, revelam um esquema de compra e venda de votos no município de Itajuípé, Sul do Estado, envolvendo os candidatos Félix Mendonça Júnior (deputado federal) e Paulo Câmera (deputado estadual), ambos eleitos pelo PDT. As gravações mostram que partidários dos dois candidatos compraram dezenas de votos de moradores em 3 de outubro por R$ 50 cada.
No vídeo, registrado com uma câmera oculta, os votos são negociados por dois homens da região, identificados como Reinaldo Félix, o Nadinho, e Orlandi Santos de Almeida, o Tafarel. Eles são apontados como responsáveis por cooptar, agenciar e pagar eleitores de União Queimada, distrito que fica na zona rural da cidade.
Tafarel aparece pagando eleitores e apontando em quais candidatos as pessoas deveriam votar em troca do dinheiro. “É esse aqui, ó. É 12.580 Paulo Câmera e 1.234 Félix Júnior”. Tafarel destaca que só devem ser pagas pessoas de confiança, votos certos. “Na hora de gastar, tem que ser na pessoa certa”. E acrescenta. “Aqui cada um consegue dois votos. Eu dou R$ 50 pra votar e ele consegue um da família. Se a gente passa de 150 votos, ele (o candidato) prometeu um churrasco”.
Mandatos podem ser impugnados, diz MP
Para o promotor eleitoral das cidades de Itajuípe e Barro Preto, Patrick Pires da Costa, as imagens do vídeo representam uma prova concreta de crime eleitoral. “É um material que não deixa dúvidas, é bem forte”, disse o promotor, que vai solicitar à Polícia Federal instauração de inquérito para apurar as irregularidades.
Patrick Pires explicou que os candidatos podem responder penalmente pelo crime de compra de votos, previsto no Artigo 299 do código eleitoral, além de serem enquadrados em outros dois crimes: boca de urna e abuso do poder econômico. Ambos podem sofrer recursos contra as diplomações e ações de investigação judicial e de impugnação dos mandatos eletivos caso cheguem a assumir os cargos em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário