Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

POPULAÇÃO DE VALENÇA CAI DE 89.597 PARA 87.446, DIZ IBGE

FOTO: PORTAL DO BAIXO SUL

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Valença teve a sua coleta do Censo 2010 encerrada nesta terça-feira (26). Foram recenseadas 87.446 pessoas em 26.000 domicílios visitados pelos agentes do órgão. Com esses números, o município teve uma redução em 2.151 habitantes em comparação à última estimativa realizada em 2009, quando o número de habitantes era de 89.597. Ainda segundo o IBGE, em 2009, o município possuía 27.151 domicílios.
Nota-se uma diminuição, tanto no número de habitantes, quanto em domicílios pesquisados pelos recenseadores, pelo menos 1.151 domicílios deixaram de existir no município ou ficaram sem a devida visita dos recenseadores.
Existem várias explicações para o fenômeno. Um dos prováveis fatores da diminuição da população está diretamente ligado aos moradores de bairros periféricos que trabalham durante o dia e só poderiam atender os pesquisadores no período noturno. Como em alguns bairros de Valença, ninguém se arrisca a perambular à noite em determinadas áreas, não seriamos inocentes recenseadores a bancarem os heróis. O resultado é uma coleta que visivelmente está com a sua avaliação comprometida. Diga-se de passagem, em quase todo o país.
Na Sessão da Câmara de Vereadores de Valença desta terça-feira, a vereadora Maria Helena conclamou os vereadores a se mobilizarem para tentar uma busca mais apurada de residências que não foram visitadas pelos recenseadores. A sugestão é que as comunidades identifiquem os pontos com deficiências e busquem reparar a situação até o dia 31 de outubro. Caso contrário, Valença irá ser penalizada por possuir uma população menor que a real e terá fatalmente os benefícios disponibilizados pelo governo federal, abaixo das necessidades de seus moradores.
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário