Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VALENÇA: ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Tapioca, beiju e outros derivados da mandioca, polpas, frutas como abacaxi, banana prata, banana da terra, mamão, limão e coco seco, frango caipira, ovos de galinha terra, raízes do tipo aipim, inhame e batata doce, e mais uma variedade de verduras, legumes e hortaliças fazem parte dos produtos, fazem parte do novo cardápio de alunos das escolas municipais. E o melhor: todos esses produtos estão sendo fornecidos por agricultores adquiridos pela Prefeitura Municipal de Valença junto à produtores da zona rural do município, gerando emprego e renda para dezenas de famílias que praticam a agricultura familiar.
Os alimentos nutricionalmente ricos e saudáveis estão inseridos no cardápio das refeições e merendas, contribuindo com a saúde e melhor aproveitamento escolar dos alunos.
Com as presenças dos secretários municipais da Agricultura, Michel Meirelles, da Pesca, Agostinho Júnior, da Promoção Social, Jucélia Sousa, da nutricionista da secretaria da Educação, do vereador José Gama, e do diretor da Agência de Assessoria e Comercialização da Agricultura Familiar do Baixo-Sul da Bahia – AACAF, Manoel Sales, uma reunião realizada na quinta-feira da semana passada (21), no Centro Produtivo da prefeitura de Valença, colocou em prática, no município, a implantação do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, que já começou a adquirir e destinar gêneros alimentícios da agricultura familiar para serem inseridos no cardápio das refeições e merenda das creches e escolas da rede pública municipal.
Os recursos financeiros do Programa são oriundos do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, dos quais, no mínimo 30% devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Além de contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis, com oferta de refeições utilizando a cultura alimentar local, que satisfaçam as necessidades nutricionais do aluno.
Com informações da Assessoria de Imprensa da PMV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário