Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cairu festeja 400 anos hoje e comemora Nossa Senhora do Rosário neste domingo

O centenário município de Cairu está em festa esta semana. O município comemora hoje (07) o aniversário de 400 anos. Localizado no arquipélago fluvial do Rio Una, na região da Costa do Dendê ao sul do Estado, Cairu é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Único município Arquipélago do Brasil, formado por 26 ilhas, cujos moradores vivem de atividades, principalmente, associadas ao turismo e a pesca.
As festividades para celebrar a data foram iniciadas em janeiro passado, se estenderam durante todo o ano, e serão encerradas no próximo domingo (09), com a programação em louvor a Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade.
Estão previstas para o sábado e domingo próximo, uma série de celebrações religiosas e apresentação de grupos folclóricos e populares, na tradicional alvorada, animada pelos “Caretas”. A programação acontece na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico.
Presentes de aniversário
Durante todo o ano de 2010 a Prefeitura Municipal realizou uma intensa programação alusiva ao aniversário. O lançamento do selo “Cairu 400 Anos”, em Janeiro e o Festival de Primavera de Morro de São Paulo, em setembro foram os pontos altos das festividades.
Além da programação festiva, o município virou um verdadeiro canteiro de obras este ano. Em parceria com os governos do Estado e Federal, a prefeitura iniciou um programa de restauração do sítio histórico, com a recuperação de monumentos importantes, como a igreja Matriz do Rosário, o Convento de Santo Antônio – um dos mais antigos do país, construído no ano de 1654, a Igreja de Nossa Senhora da Luz e a Fortaleza de Morro de São Paulo.
Somado a todas estas iniciativas foi iniciado ainda, um programa estratégico de requalificação urbana de diversas ilhas do arquipélago, entre elas, a mais importante, o Morro de São Paulo. O projeto recebe recursos do Prodetur, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Ministério do Turismo, do Governo do Estado e do Município.
O valor dos investimentos em Cairu este ano chega a R$ 3,5 milhões de reais. As obras seguem a todo vapor. Parte delas deve ser entregue ainda este ano, para a temporada de verão, quando milhares de turistas nacionais e estrangeiros visitam o município.
400 anos de história
Com raízes na época do Brasil-colônia, Cairu surgiu oficialmente quando foi criada a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, em 1610. A partir daí, são construídas notáveis obras religiosas, militares e civis que dão início ao desenvolvimento da região.
Em 1654, no lugar da pequena ermida dedicada a Santo Antônio, começa a edificação do Convento, que transformou-se no mais importante monumento arquitetônico da Ordem Franciscana. Marco do Barroco brasileiro, essa construção proporcionou um grande incentivo ao desenvolvimento da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário