Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Prefeitura de Cairu realiza Inventariação da Oferta Turística do município


A Prefeitura Municipal de Cairu, através da Secretaria de Turismo e em parceria com a Empresa Incubadora da UFBA – GEO INNOVA está realizando a Inventariação da Oferta Turística do município de Cairu.
O INVTUR ( Inventário da Oferta Turística) consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.
Os pesquisadores já realizaram a coleta de dados na sede de Cairu, Boipeba e estão no momento em Morro de São Paulo. “A Prefeitura de Cairu pretende desenvolver adequadamente as potencialidades turísticas do município, conhecer as características e a dimensão da oferta e as iniciativas necessárias ao desenvolvimento do turismo visando à sustentabilidade” diz Júlio Oliveira, ,Secretário Municipal de Turismo.
O Inventário tem como base a metodologia do Ministério do Turismo para coleta e armazenamento das informações através do sistema INVTUR . Funciona como equipamento de consulta para o poder público, estudantes, empresários e pesquisadores, a fim de: disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores dados confiáveis sobre a oferta turística brasileira, análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal; identificação e a classificação de municípios turísticos e com potencial turístico;
Segundo o Prefeito Hildécio Meireles “O Inventário permitirá a Prefeitura diagnosticar deficiências, pontos críticos e desajustes existentes entre a oferta e a demanda turística, o que ajudaram a criamos novos roteiros turísticos nas demais localidades de Cairu", ressalta o Prefeito.
O Sistema de Inventariação da Oferta Turística é dividido em Perfis, os quais têm diferentes níveis de acesso. Somente tem acesso ao Sistema para inserção das informações as pessoas que possuírem login e senha de acesso. Essas pessoas são as que participam, em cada esfera, do processo de inventariação do Município. Contudo, um “visitante” poderá ter acesso às informações do inventário já concluído ou saber a situação dos inventários em processo aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário