Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Em Valença, eleitor espera até uma hora para poder votar


Um verdadeiro desrespeito ao eleito. Assim a maioria das pessoas que se dirigiram às várias seções na manhã deste domingo (03), principalmente onde se concentra o maior número de eleitor no município de Valença, consideraram as longas filas e o tempo de pelo menos uma hora para poder votar. No Instituto Federal da Bahia (antigo CEFET) no bairro do Tento, na seção de número 210 formou-se uma longa fila e os eleitores esperavam em média uma hora para votar. “quem trouxe a cola, não perde tempo, mas muita gente fica até 10 minutos tentando votar”, declarou Genivaldo Santos que aguardava pacientemente a sua vez. São 19 números para seis candidatos e mesmo assim muita gente ainda se enrola.
A votação deveria ser de no máximo 1 minuto, mas parece que o TRE acha que o povo brasileiro já está educado o suficiente para votar com tranqüilidade. Não foi o que constatamos. Em quase todas as seções dos principais pontos de votação de Valença, as filas se formaram logo cedo e a espera foi grade. Os mesários acreditam que durante o início da tarde as coisas se normalizam, mas por volta das 16 horas, novas filas devem voltar a se formar.
A falta de atenção para o crescente número de eleitores (a população cresce e obviamente cresce o número de votantes), diz exatamente o que os políticos pensam do eleitor. Voto no CEFET há mais de dez anos e o número de seções continua o mesmo. Se pelo menos houvesse a preocupação de aumentar o número de seções e o TSE tivesse um mínimo de bom senso em colocar em todas as seções a sequência da votação, com certeza as filas diminuiriam consideravelmente. Até porque, os políticos parecem pouco preocupados com a educação do povo brasileiro e a maioria ainda pena para conseguir digitar alguns números em uma simples urna.
Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário