Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LAVAGEM DO AMPARO ACONTECE NESTE DOMINGO

A tradicional Lavagem do Amparo, que acontece no próximo domingo (24), dá início às comemorações do Dia do Sincretismo Religioso e antecede aos festejos do dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, comemorado no dia 08 de novembro e o aniversário da cidade no próximo dia 10.
Segundo a programação da Prefeitura de Valença, o cortejo sairá da Orla do Rio Una às 14h com destino à Colina Sagrada. Cerca de 20 terreiros de candomblés participarão do cortejo. Durante a cerimônia, que contará novamente com a presença do pároco Josival Lemos Barbosa, cuja participação, tem demonstrado o respeito a cultura afro, as portas da igreja serão abertas para recepção do povo-de-santo, que invocam orixás pedindo paz, fraternidade, saúde e bonança.
HISTÓRIA - No alto da colina do Amparo, foi construído em 1757 o templo dedicado a Nossa Senhora do Amparo, padroeira dos operários. As imagens de Nossa Senhora do Amparo, da Imaculada Conceição, os azulejos portugueses e as telas de autores desconhecidos representam a arte do século XVIII. É daí que se tem a mais bela vista geral de Valença e da Ilha de Tinharé, com destaque para o Morro de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário