Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ELEITORADO 2010: CONFIRA OS NÚMEROS DO BAIXO SUL


Clik na imagem para ampliar

Após entrevista coletiva do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, que anunciou nesta segunda-feira (20) os mais de 135 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, técnicos da Justiça Eleitoral divulgaram o perfil do eleitor de 2010.
No Baixo Sul, o município de Valença possui, segundo o TSE, 57.711 eleitores aptos a votarem nas eleições de outubro próximo. Houve um acréscimo do eleitorado de 6.293 em relação ao pleito de 2006, quando naquele ano, 51.418 eleitores se habilitaram a irem às urnas.
Alguns municípios tiveram redução no número de eleitores em relação a 2006. Em Gandu, a redução foi de quase três mil eleitores. (Veja gráfico acima).
O secretário de tecnologia da informação, Giuseppe Janino e o assessor-chefe da Corregedoria Geral Eleitoral Sérgio Cardozo informaram que a maioria dos eleitores brasileiros é formada por mulheres e têm entre 25 e 34 anos.
Apenas quatro estados fogem dessa estatística tendo a maioria dos eleitores formada por homens: Mato Grosso, Pará, Roraima e Rondônia.
Os números também mostram que houve uma queda no número de eleitores com faixa etária entre 16 e 17 anos. Em 2006 eles somavam 2.566.391 e em 2010, 2.391.352.
De acordo com Sérgio Cardoso, “é difícil estabelecer uma circunstância determinante dessa alteração no eleitorado”. No entanto, as campanhas institucionais do TSE vem investindo na publicidade que estimule a participação do eleitorado jovem. “Na verdade, a intenção do tribunal é que haja uma participação maior de todo o eleitorado brasileiro”, afirmou o assessor da Corregedoria.
Ele destacou ainda que o Brasil vive uma democracia em que o voto é um direito/dever e, nas faixas etárias em que esse direito/dever é facultativo, há interesse da Justiça Eleitoral de que a participação seja a mais ampla possível.

Pirâmide etária
A alteração na pirâmide etária brasileira com a diminuição do número de jovens e o aumento da população de idade mais avançada tem refletido no eleitorado brasileiro. As faixas etárias entre 45 e 59 anos e 60 e 69 anos demonstraram um aumento significativo, também constatado entre os eleitores com idade superior a 79 anos.
Enquanto nas últimas eleições presidenciais de 2006 os eleitores entre 45 e 59 anos representavam 21%, neste ano já são 23%. Em relação aos idosos, com idade superior a 79 anos o aumento registrado é de 1%.
Os números já podem ser acessados na internet na opção Estatísticas do Eleitorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário