Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CENSO APONTA QUEDA POPULACIONAL EM 147 MUNICÍPIOS BAIANOS

O Censo 2010 constatou que a população baiana hoje é de 14.021.432 habitantes. Em comparação com o censo de 2000, o aumento foi de 7,28%. Depois do Rio Grande do Sul, a Bahia é o estado que registrou o menor crescimento populacional na última década. Este foi um dos dados apresentados pelo IBGE em uma entrevista coletiva. “A queda da fecundidade no estado tem tido um crescimento importante, ou seja, tem tido uma fecundidade média inferior à nacional, além disso, a Bahia ainda é um estado expulsor que de alguma forma faz com que o nosso crescimento, ainda que exista, seja menos intenso do que observamos na década anterior”, explica Joilson Rodrigues, supervisor do IBGE/ Ba.
Outra conclusão foi o aumento da população urbana no estado, que saltou de 67% para 72%. A busca por melhores oportunidades de estudo e trabalho levou muita gente a trocar a zona rural pelas cidades. Luís Eduardo Magalhães, no centro de uma região agrícola, foi o município baiano com maior aumento populacional. O número de habitantes pulou de 18.700 para 60 mil, um salto de 220%.
Foi confirmada a queda populacional em 147 municípios baianos, o que pode diminuir o repasse de verbas para essas cidades. A diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) estima que 40 municípios terão diminuída sua cota no FPM e outros 277 devem sofrer redução nos repasses federais de verbas. Para o presidente da UPB, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, a queda no FPM vai inviabilizar os municípios. “O governo vai ter que dar alguma ajuda compensatória para saírem, desta situação dramática”. Nas cidades menos (menos de 20 mil habitantes), o FPM representa em média 80% da arrecadação.
Os cinco municípios que apresentaram maior queda no número de habitantes do Censo de 2000 para 2010 são: Maetinga (menos 48,6%), Ribeirão do Largo (-43,9%), Caraíbas (-40,4%), Jitaúna (-32%), Potiraguá (-32,5%) entre outros.
No dia da divulgação dos dados preliminares do Censo 2010 (dia 04/11), prefeitos de diversos municípios da Bahia se reuniram na sede da UPB. Eles apontaram falhas de recenseadores. A principal preocupação foi a queda nos repasses federais e estaduais, calculados com base no tamanho da população. Roberto Maia disse que “o quadro atual é de uma gravidade enorme já que 317 cidades podem arrecadar menos. Isso inviabiliza esses municípios”.

Veja os números do Censo 2010:

Censo na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário