Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CAIRU FIRMA PARCERIA COM ÓRGÃO FRANCÊS PARA O DESENVOLVIMENTO DA NÁUTICA

Escola de vela para crianças e adolescentes é um dos projetos fomentados durante o 1° Fórum Náutico Internacional de Cairu

Protocolo de parceria entre a Prefeitura de Cairu e o Departamento francês Charente Maritime, com o objetivo de intercambiar experiências no âmbito do desenvolvimento do Turismo Náutico, foi assinado no último sábado (27) durante o encerramento do 1° Fórum Náutico Internacional de Cairu.
Além da parceria, o encontro marcou ainda a criação do Grupo de Trabalho e Estudos Náuticos de Cairu, que concretizará as políticas náuticas a fim de consolidar o setor no município, entre elas, a criação de uma escola de velas para atender crianças e adolescentes.
A vice-governadora do departamento de Charente Maritime, Dominique Morvant, destacou o incontestável potencial de desenvolvimento náutico em Cairu. “Pretendo mostrar os caminhos que percorremos no Charente Maritime e que deram certos. Vamos trazer a experiência da nossa escola de velas para aplicar na Bahia e a primeira escola será aqui em Cairu", afirmou Morvant.
“A prefeitura vai criar a escola de vela em parceria com o Iate Clube de Morro de São Paulo, com o objetivo de capacitar os trabalhadores para este novo desafio" , anunciou o prefeito Hildécio Meireles.
O projeto começará atendendo aproximadamente 20 alunos de baixa renda. “Nossa expectativa é chegar ao final de 2011 com uma equipe capacitada para suprir as necessidades do visitante que procura o arquipélago durante o verão”, destacou o administrador público.
Para Meireles a parceria vai desenvolver ações que permitirão colher bons frutos, por meio do turismo náutico. Cairu pretende implantar uma agenda capaz de oferecer eventos permanentes sobre o assunto, como regatas, campeonatos de pescas esportivas, corridas de canoa, fóruns, entre outros projetos. “Essas ações serão condutoras do turismo de Cairu. O turismo náutico vai propiciar uma oportunidade a mais para a economia da cidade”, afirmou.
O GT Náutico de Cairu será composto por profissionais das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura, Cultura, Educação e Trabalho, Esportes e Ação Social. “Queremos fazer um roteiro náutico integrado capaz de fazer com que a renda circule por todo o arquipélago”, assinalou Meireles.

Infraestrutura e Qualificação
Segundo Júlio Oliveira, secretário municipal de Turismo, o ° Fórum Náutico Internacional de Cairu foi um marco para a ampliação do segmento na região. O gestor ressaltou a preocupação da administração municipal em dotar o município para atender as necessidades de quem busca este tipo atividade.
“A infraestrutura básica e as atrações turísticas que temos agem de maneira qualificada para atrair os visitantes, porém estamos trabalhando a cada dia, para melhorar ainda mais a orla costeira e fluvial, e a nossa mão de obra”, assinalou Oliveira.
Além de inúmeras opções náuticas (passeios de barcos, observação das baleias jubartes, mergulhos em naufrágios, charters de velas, entre outros), Cairu oferece ao visitante um rico acervo histórico, manifestações culturais – ligadas a ascendência negra e indígena, e o ecoturismo – turismo ecológico, sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário